MANANCIAL

MANANCIAL
"Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada". (Cânticos 4:12)

segunda-feira, 30 de julho de 2018

O CORPO DE MOISÉS FOI DISPUTADO POR MIGUEL E SATANÁS? ONDE JUDAS ENCONTROU ISTO NA BÍBLIA?

É comum quando lemos algum verso bíblico "obscuro" chegarmos a uma interpretação errônea do assunto, isto acontece porque os caminhos de Deus são mais altos que os nossos caminhos, e os pensamentos DEle são mais elevados que os nossos (Isaías 55:8,9); então, ocorre que surgem "de bandeja" certas explicações que fogem da verdade bíblica; tais equívocos são produtos das divagações da nossa mente ou porque algum teólogo disse. Mas a verdade é que ninguém pode conhecer a mente de Deus sem a revelação dada pelo próprio Deus; portanto, o conhecimento da Sua Palavra deve ser revelado exclusivamente por Ele. "Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus" (1 Coríntios 2:11).

A BÍBLIA INTERPRETA A PRÓPRIA BÍBLIA.

E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações. Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo. (2 Pedro 1:19-21).

Tendo em mente o conceito acima das palavras do apóstolo Pedro, devemos procurar nas Escrituras a sua própria interpretação, isto é, vasculhemos seus textos para que aquela passagem "obscura" seja elucidada.

Judas 1:9 é certamente um dos textos obscuros que alguns tendem a loucas interpretações, e isto se deve por causa de uma  suposta menção no apócrifo "A Assunção de Moisés", que Orígenes (185-254 d.C.) afirmava conter a mesma narrativa da disputa entre Miguel e Satanás pelo corpo de Moisés. Bem! Eu li o tal livro e não achei nada que comprove a essa afirmação; porém, dizem que a parte do texto em questão se perdeu, mas, na verdade, tal referência trata-se apenas de mais uma fábula. Demais a mais, Jesus foi claro quando disse a Nicodemos: "Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu" (João 3:13). Esta afirmação de Jesus põe fim a qualquer possibilidade de que alguém subiu ao céu antes de Jesus Cristo, pois o "caminho" ao "Santo dos Santos" ainda estava fechado, porque o "véu" (a Sua carne) ainda não havia sido "rasgado" (Hebreus 10:20); portanto nem Moisés, nem Elias e nem Enoque subiram ao céu antes de Jesus (Hb 11:13).

A verdade é que Judas (1:9) está se referindo ao Livro de Zacarias, especificamente ao capítulo 3; pois é a mesma passagem que ele mencionou. Mas alguns podem dizer: "O texto de Zacarias não fala da disputa do anjo do Senhor e Satanás sobre o corpo de Moisés; fala"?! Para responder a questão precisamos entender do que se trata o tal "corpo de Moisés". 

Estamos acostumados a chamarmos a Igreja de "o Corpo de Cristo", isto é, "a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, aqueles que anunciam as virtudes Daquele que os chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz..." (1 Pedro 2:9,10). Portanto, assim como a Igreja é o corpo de Cristo, a nação de Israel era o "corpo de Moisés", isto é, no culto, na Lei e na liderança do povo; pois foi Moisés que conduziu o povo de Israel até Canaã, e foi Moisés que recebeu os oráculos de Deus para entregá-los aos israelitas, e foi sob sua liderança que se estabeleceu o culto, o Tabernáculo, o sacerdócio e a Lei de Deus.

Zacarias e Ageu foram os profetas que exortaram o povo pós-exílio na reedificação do segundo Templo; sim, os israelitas que voltaram do cativeiro estavam incumbidos de restaurar o "culto mosaico" em todas as suas ordenanças (confira os livros de Esdras e Neemias); na visão de Zacarias capítulo 3, Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote, está representando a restauração do culto em Israel. Então, Satanás aparece para se opor à reabilitação dos serviços do Templo, mas o anjo do Senhor diz: "O Senhor te repreenda, ó Satanás, sim, o Senhor, que escolheu Jerusalém, te repreenda; não é este um tição tirado do fogo?" (verso 2). Viram? Nada de Moisés subindo ao céu; nada do diabo querendo usar cadáveres para propósitos escusos.

Hebreus 3: 4,5.
Porque toda a casa é edificada por alguém, mas o que edificou todas as coisas é Deus.
E, na verdade, Moisés foi fiel em "toda a sua casa", como servo, para testemunho das coisas que se haviam de anunciar...

No grego a palavra usada por Judas para referir-se ao "corpo" é "somatos", caso genitivo (relação de posse - somatos: o corpo de alguém) de soma, corpo vivo ou cadáver; porém se Judas estivesse citando mesmo o "cadáver" ou seja, corpo morto de Moisés, ele poderia ter usado a palavra "ptóma" que realmente significa  cadáver, carcaça, ou um morto.  

Chega de misticismos na Igreja; chega de fábulas de velhas caducas; chega de adicionar mentiras à verdade. Deus nos deu o Seu Espírito para que creiamos na verdade e tenhamos discernimento do que é a verdade, isto é, para que entendamos a diferença entre a verdade e a mentira. Amém!

1 João 4:5,6. _Do mundo são, por isso falam do mundo, e o mundo os ouve. Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus ouve-nos; aquele que não é de Deus não nos ouve. Nisto conhecemos nós o espírito da verdade e o espírito do erro.

1 João 5:18-21. _Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca. Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno. E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para que conheçamos ao Verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. Amém.

Efésios 4:29,30. _Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais "selados" para o dia da redenção.

Apocalipse 7:2,3. _E vi outro anjo subir do lado do sol nascente, e que tinha o "selo* do Deus vivo"; e clamou com grande voz aos quatro anjos, a quem fora dado o poder de danificar a terra e o mar, dizendo: Não danifiqueis a terra, nem o mar, nem as árvores, até que hajamos "selado nas suas testas os servos do nosso Deus".

Apocalipse 9:3,4. _E da fumaça vieram gafanhotos sobre a terra; e foi-lhes dado poder, como o poder que têm os escorpiões da terra. E foi-lhes dito que não fizessem dano à erva da terra, nem a verdura alguma, nem a árvore alguma, mas somente aos homens que "não têm nas suas testas o *selo de Deus".

*Selo (ê) - Substantivo Masculino.

1. Grande cunho sobre o qual são gravados em côncavo a figura, a assinatura, as armas ou a marca simbólica de um Estado, de um rei, de uma entidade etc., e que se aplica sobre atos ou objetos a fim de autenticá-los, fechá-los inviolavelmente ou marcar uma propriedade; chancela, sinete.

2. Pequeno sinal que se põe ou se apõe às coisas para assinalá-las, identificá-las ou torná-las invioláveis; carimbo.

Quem tem o SELO DE DEUS, isto é, o Espírito Santo, tem a sua mente inviolável, selada, ou seja, fechada para o engano; Satanás não lhe toca, pois não consegue inculcar-lhe suas mentiras; esta é a diferença entre os filhos de Deus e os filhos do maligno.

L. M. S. 

Um comentário:

  1. Parabéns Levi, texto muito claro e não deixa margem à dúvidas, realmente quem está selado com o Espírito Santo de Deus não é levado por vãs doutrinas.

    ResponderExcluir