MANANCIAL

MANANCIAL
"Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada". (Cânticos 4:12)

sábado, 6 de setembro de 2025

QUANTO CUSTARÁ A VOCÊ A SUA FÉ?

QUANTO CUSTARÁ A VOCÊ A SUA FÉ?

Mateus 13:34-58 ARC.

AS PARÁBOLAS DE JESUS. 

[34] Tudo isso disse Jesus por parábolas à multidão e nada lhes falava sem parábolas, [35] para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta, que disse: Abrirei em parábolas a boca; publicarei coisas ocultas desde a criação do mundo.

AOS DISCÍPULOS É REVELADO O REINO DOS CÉUS. 

[36] Então, tendo despedido a multidão, foi Jesus para casa. E chegaram ao pé dele os seus discípulos, dizendo: Explica-nos a parábola do joio do campo. 

EXPLICAÇÃO DA PARÁBOLA DO TRIGO E DO JOIO. 

[37] E ele, respondendo, disse-lhes: O que semeia a boa semente é o Filho do Homem, [38] o campo é o mundo, a boa semente são os filhos do Reino, e o joio são os filhos do Maligno. [39] O inimigo que o semeou é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos. [40] Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo. [41] Mandará o Filho do Homem os seus anjos, e eles colherão do seu Reino tudo o que causa escândalo e os que cometem iniquidade. [42] E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali, haverá pranto e ranger de dentes. [43] Então, os justos resplandecerão como o sol, no Reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, que ouça. 

O TESOURO ESCONDIDO. 

[44] Também o Reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem e compra aquele campo. 

A PÉROLA DE GRANDE VALOR. 

[45] Outrossim, o Reino dos céus é semelhante ao homem negociante que busca boas pérolas; [46] e, encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha e comprou-a. 

O EXEMPLO DA REDE LANÇADA AO MAR. 

[47] Igualmente, o Reino dos céus é semelhante a uma rede lançada ao mar e que apanha toda qualidade de peixes. [48] E, estando cheia, a puxam para a praia e, assentando-se, apanham para os cestos os bons; os ruins, porém, lançam fora. 

A SEPARAÇÃO ENTRE JUSTOS E ÍMPIOS. 

[49] Assim será na consumação dos séculos: virão os anjos e separarão os maus dentre os justos. [50] E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali, haverá pranto e ranger de dentes. 

O CONHECIMENTO DO REINO.

[51] E disse-lhes Jesus: Entendestes todas estas coisas? Disseram-lhe eles: Sim, Senhor. [52] E ele disse-lhes: Por isso, todo escriba instruído acerca do Reino dos céus é semelhante a um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas. [53] E aconteceu que Jesus, concluindo essas parábolas, se retirou dali. 

A CARNE E O SANGUE NÃO HERDAM O REINO DE DEUS. (1Cor.15:50).

[54] E, chegando à sua pátria, ensinava-os na sinagoga deles, de sorte que se maravilhavam e diziam: Donde veio a este a sabedoria e estas maravilhas? [55] Não é este o filho do carpinteiro? E não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos, Tiago, e José, e Simão, e Judas? [56] E não estão entre nós todas as suas irmãs? Donde lhe veio, pois, tudo isso? [57] E escandalizavam-se nele. Jesus, porém, lhes disse: Não há profeta sem honra, a não ser na sua pátria e na sua casa. [58] E não fez ali muitas maravilhas, por causa da incredulidade deles.

COMENTÁRIO. 

A fé verdadeira vale mais do que o mundo inteiro; Jesus falou em parábolas, abriu a sua boca em enigmas e revelou coisas ocultas desde a criação do mundo, porém somente aqueles que entenderam o valor da fé em Cristo buscaram compreendê-las.

Na Parábola das Dez Virgens, as cinco prudentes levaram além de suas lâmpadas, o azeite consigo em suas vasilhas, pois elas compreenderam o valor da sua fé, porque assim como o azeite é o combustível que alimenta a chama das lâmpadas, a fé em Jesus é o combustível que acende a chama do Espírito Santo para dar luz à Palavra de Deus, isto é, sem a fé em Jesus Cristo a Bíblia é como um livro selado que é dado ao que sabe ler e se diz: "leia isto"; mas ele responde: "não posso, está selado"; ou então é como dá-lo ao que não sabe ler e se diz: "leia isto"; mas ele diz: "não posso, não sei ler" [Is.29:11-12]. As virgens loucas viram que as suas lâmpadas se apagavam e pediram às prudentes: "dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam"; mas as prudentes responderam: "Não seja caso que falte a nós e a vós, ide aos que vendem e comprai para vós"; nesses diálogos vemos quem realmente dá valor a sua fé e quem não dá valor algum a ela; as virgens prudentes valorizam sua fé, pois temem a sua falta e por isso se abasteceram dela "enchendo suas vasilhas" e, mesmo quando o noivo tardou e todas elas tosquenejaram, as sábias mantiveram seu estoque; já as virgens loucas consideraram sua fé como qualquer coisa que se pode receber de qualquer pessoa, ou que se pode comprar por qualquer preço, a qualquer hora e em qualquer lugar, como se a fé fosse uma mercadoria comum disponível no mercado; a fé das virgens loucas não tem a preciosidade de um tesouro escondido ou de uma pérola valiosíssima, por isso, por negligenciarem o valor da fé, elas perderam a hora do noivo e ficaram de fora das Bodas. 

O AZEITE DOURADO. 

Em Zacarias 4 lemos:

[11] Prossegui e lhe perguntei: que são as duas oliveiras à direita e à esquerda do candelabro? [12] Tornando a falar-lhe, perguntei: que são aqueles dois raminhos de oliveira que estão junto aos dois tubos de ouro, que vertem de si azeite dourado? [13] Ele me respondeu: Não sabes que é isto? Eu disse: não, meu senhor. [14] Então, ele disse: São os dois ungidos, que assistem junto ao Senhor de toda a terra [Zc.4:11-14]. Zacarias viu "dois raminhos de oliveira que estão junto aos dois tubos de ouro, que vertem de si azeite dourado"; ou seja, o azeite para esses dois raminhos de oliveira não é azeite comum, mas dourado; e por que é dourado? Porque os dois raminhos estão unidos aos dois tubos de ouro do Candelabro. 

AS SETE IGREJAS. 

Em Apocalipse, antes de ditar as cartas às sete igrejas da Ásia, Jesus revela a João o mistério das sete estrelas em sua destra e dos sete castiçais no meio dos quais Ele anda: "Quanto ao mistério das sete estrelas que viste na minha mão direita e aos sete candeeiros de ouro, as sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candeeiros são as sete igrejas" [Ap.1:20]. Já nas cartas às sete igrejas vemos que somente "duas delas" não receberam nenhuma repreensão, ou seja, Esmirna [Ap.2:8-11] e Filadélfia [Ap.3:7-13]; então, chegando ao capítulo 11 do mesmo livro, lemos a enigmática passagem das duas testemunhas e uma revelação de quem elas são: "São estas as duas oliveiras e OS DOIS CANDEEIROS que se acham em pé diante do Senhor da terra" [Ap.11:4]; isto quer dizer que as duas testemunhas são Esmirna e Filadélfia, os dois candeeiros irrepreensíveis diante do Senhor de toda terra.

Uma das testemunhas é Esmirna porque ela é a igreja que:

1. Ouve o que Jesus diz como primeiro e o último, isto é, Cristo tem a primeira e a última palavra na vida dessa igreja, 

2. Tem a morte e a ressurreição de Jesus como sua também, 

3. Sofre tribulação como Cristo sofreu, pois Ele mesmo diz que a conhece,

4. É a igreja pobre do mundo, mas rica para Deus, 

5. Padece com as blasfêmias dos da sinagoga de Satanás, 

6. Não teme as coisas que tem que sofrer pelo Nome e Evangelho de Cristo, 

7. O diabo a perseguirá, alguns serão presos e a fé dela será provada em completa tribulação (tribulação de dez dias),

8. Mas Esmirna será fiel até a morte, pois a coroa da vida é a eterna com Cristo Jesus, 

9. Esmirna é a igreja vitoriosa que não sofrerá o dano da segunda morte. 

A outra testemunha é Filadélfia porque ela é a igreja que:

1. Ouve somente o que diz aquele que é Santo, aquele que tem a Chave de Davi, que abre e ninguém fecha, e que fecha e ninguém abre, 

2. Suas obras são conhecidas diante de Deus, 

3. Filadélfia entrou pela porta que Jesus pôs à sua frente, a qual ninguém pode fechar, 

4. Tem pouca força, isto é, é fraca, desprezível aos olhos do mundo, mas não nega o Nome do SENHOR, pois guardou a Palavra de Cristo em seu coração, 

5. Também sofre com as mentiras dos falsos judeus, mas aguarda em Deus que a justiça contra a sinagoga de Satanás seja feita, 

5. No amor de Cristo espera a sua exaltação,

6. Filadélfia guarda e persevera no Evangelho de Jesus, 

7. Filadélfia é a igreja guardada em Cristo na hora da provação do mundo, 

8. Filadélfia espera a volta de Cristo conservando a coroa de justiça que recebeu do Senhor Jesus, 

9. É a igreja vencedora que será edificada como coluna do santuário de Deus, do qual jamais sairá, 

10. Filadélfia terá gravada em si mesma o Nome de Deus, o nome da Nova Jerusalém e o Novo Nome de Jesus Cristo.

O VALOR DA FÉ EXCEDE AO OURO. 

O apóstolo Pedro escrendo aos eleitos que são forasteiros da Dispersão no Ponto, Galácia, Ásia, Capadócia e Bitinia, diz: "que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo. [6] Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, [7] para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo" [1Pe.1:5-7]. Em Zacarias 4 a fé é o azeite dourado; mas Pedro compara o valor da fé em Jesus como algo mais precioso do que o ouro refinado pelo fogo, pois é mediante ela que somos guardados pelo poder de Deus para a salvação que está para ser revelada na primeira ressurreição; contudo, assim como o ouro perecível precisa ser purificado pelo fogo para aumentar o seu valor, também a fé precisa ser provada por tribulações a fim de que, confirmado o seu valor, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo.

Ev. Levi. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário