CRISTO EM NÓS, ESPERANÇA DA GLÓRIA.
Colossenses 1:24-29 ARA.
[24] Agora, ME REGOZIJO NOS MEUS SOFRIMENTOS por vós; e PREENCHO O QUE RESTA DAS AFLIÇÕES de Cristo, NA MINHA CARNE, a favor do seu corpo, que é a igreja;
[25] da qual me tornei ministro de acordo com a dispensação da parte de Deus, que me foi confiada a vosso favor, PARA DAR PLENO CUMPRIMENTO à Palavra de Deus:
[26] o mistério que estivera oculto dos séculos e das gerações; agora, todavia, SE MANIFESTOU AOS SEUS SANTOS;
[27] aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a RIQUEZA DA GLÓRIA DESTE MISTÉRIO entre os gentios, isto é, CRISTO EM VÓS, a esperança da glória;
[28] o qual nós anunciamos, advertindo a todo homem e ensinando a todo homem em toda a sabedoria, a fim de que APRESENTEMOS TODO HOMEM PERFEITO em Cristo;
[29] para isso é que eu também ME AFADIGO, ESFORÇANDO-ME o mais possível, segundo a sua eficácia que opera eficientemente em mim.
POR QUE SOFREMOS?
Essa pergunta é algo que perturba a mente do cristão, pois ninguém gosta de sofrer, mas todos que quiserem viver piedosamente em Cristo padecerão [2Tm.3:10-12. Tu, porém, tens seguido, de perto, o meu ensino, procedimento, propósito, fé, longanimidade, amor, perseverança, [11] as minhas perseguições e os meus sofrimentos, quais me aconteceram em Antioquia, Icônio e Listra, — que variadas perseguições tenho suportado! De todas, entretanto, me livrou o Senhor. [12] Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.]; pois a promessa de Jesus é que neste mundo de injustiças nós teremos aflições [João16:33].
Tiago declarou: "Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, [3] sabendo que a PROVAÇÃO DA VOSSA FÉ, uma vez confirmada, PRODUZ PERSEVERANÇA. [4] Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes" [Tg.1:2-4]. Mas a prova da nossa fé é executada em nossa carne para afligir nossa alma a fim de que andemos em espírito, porque a nossa carne não se sujeita às leis de Deus (Rm.8:7-10).
A MORTIFICAÇÃO DO CORPO.
Colossenses 3:5-6.
[5] Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria; [6] por estas coisas é que vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. UM CRISTÃO NUMA PRISÃO COMUNISTA.
Assisti o testemunho de um homem que nasceu num lar cristão e viveu como cristão a vida toda, que ia à igreja, que assumiu uma liderança eclesiástica, e que cumpria as suas funções na igreja como meros rituais... Mas um dia ele foi preso pelos comunistas e passou 11 anos encarcerado, ali sofreu inúmeras torturas, mas um dia, depois de muito torturado e humilhado, ocorreu uma coisa que nunca lhe aconteceu antes de ser preso: ele, no meio daquela tormenta, teve um encontro com Jesus na prisão... Foi na prova da sua fé e na confirmação do valor dela, que lhe redundou em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo [1Pe.1:5-7 ].
SOLDADOS SOFREM E MORREM NAS BATALHAS.
Os cristãos são comparados a soldados postos em campo de batalha, isto tanto para lutar como para morrer; ser cristão não é vencer para ganhar o mundo, mas para perdê-lo; o cristão é chamado à perder sua vida nesta terra para encontrá-la nos céus com Jesus [Mt.16:25; Mc.8:35 e Lc.9:24].
EXPERIÊNCIA COM DEUS.
A graça de Deus é multiforme (1Pe.4:10. Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da MULTIFORME GRAÇA DE DEUS.), isto significa que Ele pode concedê-la a qualquer pessoa e de várias maneiras. As particularidades da revelações de Deus visam atingir o coração humano, pois só Ele pode sondá-lo.
A MUDANÇA DO CARÁTER HUMANO.
A experiência pessoal com Cristo muda nosso caráter; Isaías viu a glória do Senhor e reconheceu sua inaptidão para profetizar a Palavra de Deus por causa da impureza dos seus lábios, mas um dos Serafins veio e purificou-os com uma brasa incandescente do altar [Is.6:1-7]; Jeremias não sabia falar, pois não passava de uma criança, mas Deus lhe apareceu, estendeu sua mão, tocou-o na sua boca e pôs nela as suas Palavras [Jr.1:4-10]; Habacuque, antes de profetizar em forma de canto, teve seus olhos abertos para ver a iniquidade e contemplar a opressão concorrente dos seus dias [Hb.1:3], a fim de que estivesse em vigilância, e assim aguardasse a resposta do Senhor ao clamor da sua oração [Hb.1:1]; Ezequiel era sacerdote da linhagem de Arão, mas foi no cativeiro babilônico, exilado em terra estranha e às margens do rio Quebar que ele teve a visão mais enigmática da Bíblia, pois os céus se abriram e ele teve visões de Deus, então, de sacerdote exilado, Ezequiel se tornou um profeta do SENHOR no cativeiro [Ez.1]. Mas que posso eu falar de outros homens que foram impactados por causa da presença divina? ... Noé vivia num mundo totalmente corrompido, cheio de violência e sem nenhuma esperança, mas no dia que Deus falou com ele, Noé temeu e contruiu uma Arca para salvação de si mesmo e de sua família; e pela Arca, a obra da sua fé, condenou o mundo antigo ao dilúvio [Hb.11:7]; e que se dirá de Abraão que, tendo ouvido a voz de Deus, saiu sem saber pra onde ia, pergrinou na terra da promessa, mas não herdou nem mesmo um pé dela, contudo viveu nela com sua posteridade em tendas, como um estrangeiro em terra alheia, pois esperava uma cidade que tem fundamentos eternos? [Hb.11:8-10 e At.7:5].
O PAI CELESTIAL TEM A DÁDIVA MAIS PRECIOSA.
Jesus disse que "se nós, sendo maus, sabemos dar boas dádivas aos nossos filhos; quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem"! [Lc.11:13].
Em Jeremias 29 lemos: "Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais. [12] Então, me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. [13] E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. [14] E serei achado de vós, diz o Senhor, e farei voltar os vossos cativos, e congregar-vos-ei de todas as nações e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o Senhor, e tornarei a trazer-vos ao lugar de onde vos transportei" [Jr.29:11-14].
A EXPERIÊNCIA DE JÓ.
Jó conhecia a Deus, mas apenas de ouvir falar, isto é, porque lhe falaram dEle, mas depois de um redemoinho de sofrimentos, depois de sua vida virar no avesso, depois de sua carne ser consumida por chagas e de sua fé ser provada no fogo dos limites de sua paciência; Jó conheceu a Deus face a face [Jó.42:5-6]. A experiência pessoal com Cristo muda nosso caráter de bom, aos nossos próprios olhos, para bom e agradável aos olhos de Deus, pois não é a nossa justiça que vence ou tem algum valor diante do SENHOR, o justo juiz, mas a justiça do Deus eterno em nós é que prevelece diante do seu trono de glória.
"Nas tendas dos justos há voz de júbilo e de salvação; a destra do SENHOR faz proezas. [16] A destra do SENHOR se exalta, a destra do Senhor faz proezas. [17] Não morrerei, mas viverei; e contarei as obras do Senhor. [18] O Senhor castigou-me muito, mas não me entregou à morte. [19] Abri-me as portas da justiça; entrarei por elas e louvarei ao SENHOR. [20] Esta é a porta do Senhor, pela qual os justos entrarão. [21] Louvar-te-ei porque me escutaste e me salvaste. [22] A pedra que os edificadores rejeitaram tornou-se cabeça de esquina. [23] Foi o SENHOR que fez isto, e é coisa maravilhosa aos nossos olhos. [24] Este é o dia que fez o SENHOR; regozijemo-nos e alegremo-nos nele" [Sl.118:15-24].
A experiência pessoal com Deus é Cristo sendo gerado em nós; é a pedra que os construtores rejeitaram sendo posta por fundamento da nossa fé e isso é maravilhoso aos nossos olhos... É Cristo em nós, é a revelação dada pelo Pai, é o testemunho do Espírito no nosso espírito, é o Selo do Espírito Santo para nossa redenção, pois ninguém que tenha o Espírito de Deus blasfemará de Cristo, antes o confessará dizendo: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo" [Mt.16:16].
Quantos cristãos verdadeiros já passaram pelo vale da sombra da morte, mas não recuaram, pois sabiam que SENHOR estava com eles e que o SENHOR era o refúgio deles; esses cristãos, dos quais o mundo não era digno, experimentaram o que os olhos carnais não podiam ver e o que os ouvidos nunca puderam ouvir; pelas coisas que jamais subiram ao coração humano e por aquilo que nenhuma mente pôde imaginar, por elas os heróis da fé viveram e morreram; por isso eles enfrentam feras e bestas, torturas e morte, expropriação e calúnias, frio e fome, solidão e tristeza... Mas em todas as coisas foram mais que vencedores por Cristo Jesus, pois naquilo que perderam, foram achados; naquilo que tiveram falta, foram restituídos e nas feridas que tiveram, foram sarados, pois "sobre eles repousava o Espírito da glória de Deus" [1Pe.4:14], porque eles sabiam que o Reino de Deus não é deste mundo, mas sim um Reino eterno nos céus. Amém!
Ev. Levi.