MANANCIAL

MANANCIAL
"Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada". (Cânticos 4:12)

sexta-feira, 4 de novembro de 2022

O CORPO DE CRISTO.

Colossenses 1:18. E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.

Efésios 5:30. Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos.

A CEIA DO SENHOR.

Quando celebramos a Ceia do Senhor, nós tomamos o pão e damos graças antes de comê-lo, e da mesma forma fazemos com o cálice; porém, grande parte dos cristãos, pouco ou quase nada compreende do que se faz na santa reunião; pois muitos participam da Ceia “não discernindo o Corpo do Senhor” (1 Cor. 11:29); e assim como católicos celebram a “eucaristia”; há evangélicos que na Ceia do Senhor, após a de ação de graças pelo pão e pelo cálice, literalmente creem que estão a comer da carne e beber do sangue de Jesus. Estes não entendem que nós somos o Corpo de Cristo e que o seu sangue proporcionou isto; eles não entendem que cada pedaço do pão simboliza cada membro da Igreja que é a totalidade do pão: "Porque nós, sendo muitos, somos um só pão e um só corpo; porque todos participamos do mesmo pão (1 Cor. 10:17).

1 Coríntios 10:15,16. 15. Falo como a entendidos; julgai vós mesmos o que digo. 16. Porventura o cálice de bênção, que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é porventura a comunhão do corpo de Cristo?

Paulo explica que os que são de Cristo têm comunhão com Ele tanto pelo seu sangue como pelo seu corpo; o símbolo dessa comunhão nossa com Ele é a Ceia do Senhor; é por isso que quem se nega a ter comunhão com Jesus não tem vida em si mesmo.

João 6:53-58.

53. Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos. 54. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. 55. Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida. 56. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. 57. Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim. 58. Este é o pão que desceu do céu; não é o caso de vossos pais, que comeram o maná e morreram; quem comer este pão viverá para sempre.

Obs:- Quando Jesus diz à multidão que Ele é o pão vivo que desceu do céu, e que o pão que Ele daria para eles comerem era a sua carne (verso 51); os judeus pensaram que seu discurso era literal; pois disseram: “Como pode este nos dar a sua carne a comer?” (verso 52).

Jesus Cristo é o pão vivo que desceu do Céu; Ele é a Palavra que saiu da boca de Deus (Mt. 4:4) pela qual todos quantos a ouvirem viverão: "Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é; em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão" (João 5:25).

1 João 1:1-3.

1. O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida, 2. (Porque a vida foi manifestada, e nós a vimos, e testificamos dela, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e nos foi manifestada); 3. O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo.

Lucas 14:31-33.

31. Ou qual é o rei que, indo à guerra a pelejar contra outro rei, não se assenta primeiro a tomar conselho sobre se com dez mil pode sair ao encontro do que vem contra ele com vinte mil? 32. De outra maneira, estando o outro ainda longe, manda embaixadores, e pede condições de paz. 33. Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo.

Jesus Cristo, a cabeça da Igreja; Ele padeceu por nós açoites, escárnios, bofetadas, socos, cusparadas no rosto, nudez vergonhosa, pancadas, coroa de espinho, humilhação e por fim a crucificação e a morte; mas Ele não padeceu tudo isso ausente do seu corpo; sim, o seu corpo padeceu com Ele, e nós somos o seu corpo: "Palavra fiel é esta: que, se morrermos com Ele, também com Ele viveremos; se sofrermos, também com Ele reinaremos; se o negarmos, também Ele nos negará" (2 Timóteo 2:11,12).

1 Pedro 4:12-14.

12. Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse; 13. Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis. 14. Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus.

Tenhamos em mente sempre que "todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições" (2 Timóteo 3:12). Se Cristo sofreu por nós é justo que soframos por Ele; se Cristo foi humilhado por nossa causa é certo que também seremos humilhados por causa dEle; e se Jesus Cristo morreu pelos nossos pecados é mais do que justo que nós morramos para a sua glória.

“QUE O CORDEIRO QUE FOI IMOLADO RECEBA A RECOMPENSA DO SEU SOFRIMENTO”. (Morávios).

Ev. Levi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário