MANANCIAL

MANANCIAL
"Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada". (Cânticos 4:12)

quarta-feira, 18 de abril de 2018

O PRÍNCIPE DO REINO DA PÉRSIA (Daniel 10:12-14).

Daniel capítulo 10 já confundiu a mente de muita gente que tentou pregar o assunto dos versos 12, 13, 14, 20 e 21; aquela parte que diz sobre o tal “príncipe do reino da Pérsia” que resistiu a Gabriel, e este precisou da ajuda de Miguel para vencê-lo.

Por causa de influências “folclóricas” embutidas nas mentes de pregadores que absorveram estudos extrabíblicos (principalmente literatura de origem pentecostal, adventista e Testemunhas de Jeová) o texto em questão parece dar a entender que as orações de Daniel e até mesmo a resposta divina trazida por Gabriel, eram “bloqueadas” por algum tipo de anjo caído, um demônio denominado “príncipe do Reino da Pérsia” e que, portanto, Gabriel, o mensageiro do Senhor, precisou da ajuda de um príncipe dos anjos, isto é, de Miguel, o arcanjo. Mas a verdade é que as orações de Daniel nunca foram impedidas de chegar aos ouvidos de Deus, e muito menos a resposta do Senhor; é só ler o verso 12 para constatar isto. Vejam: “Não temas Daniel, porque desde o 1° dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, SÃO OUVIDAS AS TUAS PALAVRAS; e eu vim por causa das tuas palavras”.

O assunto do capítulo 9 e 10 do Livro de Daniel (lembremo-nos que a divisão da Bíblia em capítulos ocorreu por volta do Século 13) se completam, isto é, a revelação do cap. 9 que se dá 1° ano do reinado de Dario sobre os caldeus (versos 1 e 2) é quando Daniel compreende que o cativeiro de Judá havia acabado, pois Ciro em 539 a.C. ao tomar o Império Babilônico e empossar Dario, o medo, como rei de Babilônia, decretou a volta dos cativos à Jerusalém (é preciso entender que Ciro e Dario governavam o Império Medo-Persa juntos); daí Daniel toma ciência da revelação das Escrituras profetizadas por Jeremias.

Daniel se põe a buscar a Deus com oração e súplicas, com Jejum, vestido de saco e com cinza sobre a cabeça (cap. 9 verso 3); ele clama ao Senhor confessando os pecados da nação e suplica a misericórdia divina sobre os filhos de Israel (verso 4 ao 20). Então Gabriel vem para instruir e para revelar o sentido das “setenta semanas”.

Mais adiante, no capítulo 10 verso 1, diz do 3° ano de Ciro rei da Pérsia; aqui não se sabe se o texto faz referência a 3 anos após Ciro tornar-se imperador da Pérsia, fato que ocorreu em 559 a.C., ou se o texto trata do terceiro ano do seu reinado sobre Babilônia a partir do ano 539 a.C., isto é, três anos após dá 536 a.C.; creio que a segunda opção é a mais plausível; mas novamente Daniel busca a Deus por causa de uma palavra que lhe foi revelada, a qual envolvia um “grande conflito”. A verdade é que sem o auxílio do Livro de Esdras fica difícil compreender o porquê de Daniel suplicar e jejuar em prol do seu povo por causa da revelação que ele teve.

ESDRAS CAPÍTULO 1 ATÉ O CAPÍTULO 4.

Após o decreto de Ciro (539 a.C.), os filhos de Israel voltaram à Jerusalém para reconstruir do Templo. A obra iniciou-se quando os fundamentos da Casa do Senhor foram lançados (536 a.C.); porém, os adversários de Judá e Benjamim, isto é, os povos circunvizinhos de Jerusalém, os samaritanos (povos assim chamados por terem sido transportados à Samaria depois que o reino do norte de Israel foi destruído pelo rei da Assíria – veja a origem dos samaritanos em 2 Reis 17), se opuseram à reconstrução.

Segundo consta em Esdras capítulo 4, os samaritanos intentaram auxiliar na obra, mas Zorobabel e os anciãos de Israel não permitiram; então eles, os povos vizinhos de Judá tornaram-se opositores à reedificação do Templo, e até subornaram autoridades contra os judeus, e isto perdurou todos os dias de Ciro, o Grande, que morreu em 530 a.C., até o reinado de Dario I Histaspes que em 521 a.C., após a morte do impostor Esmérdis, tomou o império.

Em 520 a.C., no 2º ano de Dario I, as obras do Templo foram reiniciadas e em 516 a.C. concluídas, ou seja, do decreto de Ciro até a volta de Zorobabel e o lançamento das bases do Templo são mais ou menos três anos (veja Daniel 10:1 _No terceiro ano de Ciro... foi revelada uma palavra a Daniel... e envolvia grande conflito...), do início da reconstrução do Templo até as oposições impetradas pelos samaritanos as quais paralisaram as obras são aproximadamente mais dois anos; a paralisação continuou até o 2° ano de Dario I Histaspes, o que perfaz um total de 18 anos, isto quer dizer que por dezoito anos as obras do Templo ficaram interrompidas, tudo porque o “príncipe do reino da Pérsia”, que não se trata de nenhum anjo caído, mas apenas do governante do Império Medo-Persa que favoreceu os inimigos de Israel, e por assim dizer, resistiu a influência do anjo do Senhor durante 21 dias, mas Gabriel, que arduamente batalhava pela reconstrução do Templo em Jerusalém permaneceu com os reis da Pérsia até que Dario I tomou ciência do decreto de Ciro (leia Daniel 10: 13,20,21 e cap. 11: 1,2; compare com Esdras 6: 14,22). Faz-se necessário acrescentar que os versos 6 ao 23 de Esdras cap. 4, trata-se de um adendo, pois o episódio da carta difamatória endereçada a Artaxerxes, só ocorreu muitos anos mais tarde, no tempo de Neemias, quando este estava empenhado na reconstrução dos muros de Jerusalém (leia Neemias cap. 4) e não do Templo porque a Casa de Deus já havia sido concluída há anos.    

Fica claro no Livro de Ageu que a elite judaica desanimou frente às demandas dos samaritanos, e daí cada um passou a cuidar dos seus interesses pessoais, por isso Deus levantou Seus profetas Ageu e Zacarias para acusá-los por essa negligência para com Sua obra, e, assim sendo, despertar arrependimento e um novo ânimo à reconstrução da Sua Casa em Jerusalém (Esdras 5: 1,2 e cap. 6: 14; Ageu cap. 1).

CONCLUSÃO.

Quando lemos passagens bíblicas difíceis de entender, oremos a Deus para que Ele nos dê entendimento e depois empenhemos nossos esforços em pesquisar o contexto bíblico e histórico se necessário; não aceitemos os “manjares” estranhos à fé cristã porque o apóstolo João assim nos diz: “Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus; porque muitos falsos profetas se têm levantado no mundo” (1 João 4:1).

L. M. S.

Fonte de pesquisa: Bíblia De Estudo Indutivo - Editora Vida; e Enciclopédia De dificuldades Bíblicas - Gleason Archer.


78 comentários:

  1. Deixa de ser burro! Vc acha q um governante humano vai parar por 21 dias um Anjo? So um anjo execultou 180 mil assirios!! Vc e uma comedia vio! E claro q se tratava de um anjo caido ou demonio! Vai estudar a biblia mais.. Manda as Tjs te dar uma aulinha..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é questão de um governante lutar com um anjo, mais sim que ele não amoleceu o coração, mesmo com o anjo tentando entrar no seu coração, você é que precisa de aulas, interpretação de texto tá fraca.

      Excluir
    2. Nem um ser humano pode ser chamado de burro. Faz sentido a explicação do irmao.
      É preciso sabedoria para ter entendimento. Cuidado amigo, nao julgue para nao ser julgado.

      Excluir
    3. Obrigado por visitarem o meu blog. Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor (Oséias 6:3). E que Deus abençoe a todos nós.

      Excluir
    4. 21 dias sao 21 anos. 18 anos parada abra. Com 3 anos de dario é cocluida. 18+3=21.
      Burro é a pessoa que chamou o autor desse estudo de burro. Parabens ao blog.

      Excluir
    5. Independente da opiniao da interpretaçao do relator da mesma, temos Que respeitar e opina sabiamente e educadamente sem pejora e ofender pois colocando tais pronuncia pejorativas e ofendivas em tom de rude ,so mostra desqualificaçao do leitor acima .

      Excluir
    6. Muita conversa e pouca explicação de verdade, a tua exegese mas parece uma exejegue.

      Excluir
    7. Concordo com vc,pq arcanjo Miguel é anjo de guerra,se foi necessário Deus enviar ele p lutar contra o príncipe da Pérsia,para q o anjo Gabriel fosse entregar a resposta a Daniel,esse Príncipe da Pérsia é um demônio muito poderoso q nem o Anjo Gabriel conseguiu pelejar contra ele,homem nenhum na face dessa terra é capaz de deter um anjo do Senhor...tá faltando interpretação de texto aqui

      Excluir
    8. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    9. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    10. Ok! Tem alguns comentários que estão dizendo que um anjo não pode ser resistido por ninguém; bem; se for assim, então o que aconteceu com Jacó em Gn. 32:24-30? No texto de Gn. 32 Jacó não só tem uma luta corporal com o anjo de Deus, como também prevalece sobre ele; pois o próprio anjo diz: "Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como PRÍNCIPE lutaste com Deus e com os homens e PREVALECESTE" (Gn. 32:28b). E haja visto que a "resistência" do príncipe da Pérsia, não foi um "mano a mano" com o anjo; a coisa foi mais no âmbito intelectual, ou seja, o monarca resistiu à influência do anjo do Senhor. Se é possível resistir até o Espírito Santo (ver Atos 7:51; Estevão denuncia a elite judaica por resistir ao Espírito Santo), que dirá a um anjo.

      Excluir
  2. Ótimo texto, o que falta a muitos e ler e entender,eu ainda vou dar uma lida melhor nessa passagem, mas desde já um forte abraço e deixo aqui um versículo também Josué 1.9, porque como o comentário acima os fariseua e mestres da lei fizeram ao Senhor Jesus quando ele pregava a mensagem e abria os olhos de seua dicipulos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares. (Josué 1:9).
      Obrigado por este versículo bíblico e também por visitar o meu blog. Deus te abençoe.

      Excluir
    2. Ok! Tem alguns comentários que estão dizendo que um anjo não pode ser resistido por ninguém; bem; se for assim, então o que aconteceu com Jacó em Gn. 32:24-30? No texto de Gn. 32 Jacó não só tem uma luta corporal com o anjo de Deus, como também prevalece sobre ele; pois o próprio anjo diz: "Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como PRÍNCIPE lutaste com Deus e com os homens e PREVALECESTE" (Gn. 32:28b). E haja visto que a "resistência" do príncipe da Pérsia, não foi um "mano a mano" com o anjo; a coisa foi mais no âmbito intelectual, ou seja, o monarca resistiu à influência do anjo do Senhor. Se é possível resistir até o Espírito Santo (ver Atos 7:51; Estevão denuncia a elite judaica por resistir ao Espírito Santo), que dirá a um anjo.

      Excluir
  3. Amém irmão...
    Mas a pergunta é: Um homem teria como segurar um anjo por 21 dias ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu irmão em Cristo; obrigado por visitar o meu blog.
      Gabriel não foi detido por um homem, ou seja, Dario, o príncipe da Pérsia, não estava segurando o anjo do Senhor, mas sim resistindo à sua influência. O anjo Gabriel lutava pela reconstrução do Templo em Jerusalém, pois Dario tinha ordenado a sua paralisação

      Excluir
    2. Não se Trata de príncipe humano, e sim de demônio..

      Excluir
    3. Com certeza não...nessa passagem o Príncipe da Pérsia representa um demônio poderoso,q só um anjo de guerra poderia deter ele q no caso foi Arcanjo Miguel...

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Ok! Tem alguns comentários que estão dizendo que um anjo não pode ser resistido por ninguém; bem; se for assim, então o que aconteceu com Jacó em Gn. 32:24-30? No texto de Gn. 32 Jacó não só tem uma luta corporal com o anjo de Deus, como também prevalece sobre ele; pois o próprio anjo diz: "Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como PRÍNCIPE lutaste com Deus e com os homens e PREVALECESTE" (Gn. 32:28b). E haja visto que a "resistência" do príncipe da Pérsia, não foi um "mano a mano" com o anjo; a coisa foi mais no âmbito intelectual, ou seja, o monarca resistiu à influência do anjo do Senhor. Se é possível resistir até o Espírito Santo (ver Atos 7:51; Estevão denuncia a elite judaica por resistir ao Espírito Santo), que dirá a um anjo.

      Excluir
  4. Me perdoe, mas a heresia foi muita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por visitar o meu blog. Deus te abençoe.
      Me perdoe, mas qual foi a heresia que escrevi?

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Ok! Tem alguns comentários que estão dizendo que um anjo não pode ser resistido por ninguém; bem; se for assim, então o que aconteceu com Jacó em Gn. 32:24-30? No texto de Gn. 32 Jacó não só tem uma luta corporal com o anjo de Deus, como também prevalece sobre ele; pois o próprio anjo diz: "Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como PRÍNCIPE lutaste com Deus e com os homens e PREVALECESTE" (Gn. 32:28b). E haja visto que a "resistência" do príncipe da Pérsia, não foi um "mano a mano" com o anjo; a coisa foi mais no âmbito intelectual, ou seja, o monarca resistiu à influência do anjo do Senhor. Se é possível resistir até o Espírito Santo (ver Atos 7:51; Estevão denuncia a elite judaica por resistir ao Espírito Santo), que dirá a um anjo.

      Excluir
  5. Satanás estava no príncipe da pérsia por isso as dificuldade do anjo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Ok! Tem alguns comentários que estão dizendo que um anjo não pode ser resistido por ninguém; bem; se for assim, então o que aconteceu com Jacó em Gn. 32:24-30? No texto de Gn. 32 Jacó não só tem uma luta corporal com o anjo de Deus, como também prevalece sobre ele; pois o próprio anjo diz: "Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como PRÍNCIPE lutaste com Deus e com os homens e PREVALECESTE" (Gn. 32:28b). E haja visto que a "resistência" do príncipe da Pérsia, não foi um "mano a mano" com o anjo; a coisa foi mais no âmbito intelectual, ou seja, o monarca resistiu à influência do anjo do Senhor. Se é possível resistir até o Espírito Santo (ver Atos 7:51; Estevão denuncia a elite judaica por resistir ao Espírito Santo), que dirá a um anjo.

      Excluir
  6. Efésios 6:12 Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

    Só para dizer que existem autoridades espirituais no mundo das trevas,e que o anjo não ligou contra uma autoridade terreno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Ok! Tem alguns comentários que estão dizendo que um anjo não pode ser resistido por ninguém; bem; se for assim, então o que aconteceu com Jacó em Gn. 32:24-30? No texto de Gn. 32 Jacó não só tem uma luta corporal com o anjo de Deus, como também prevalece sobre ele; pois o próprio anjo diz: "Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como PRÍNCIPE lutaste com Deus e com os homens e PREVALECESTE" (Gn. 32:28b). E haja visto que a "resistência" do príncipe da Pérsia, não foi um "mano a mano" com o anjo; a coisa foi mais no âmbito intelectual, ou seja, o monarca resistiu à influência do anjo do Senhor. Se é possível resistir até o Espírito Santo (ver Atos 7:51; Estevão denuncia a elite judaica por resistir ao Espírito Santo), que dirá a um anjo.

      Excluir
  7. Efésios 6:12 Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

    Só para dizer que existem autoridades espirituais no mundo das trevas,e que o anjo não lutou* contra uma autoridade terrena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok! Tem alguns comentários que estão dizendo que um anjo não pode ser resistido por ninguém; bem; se for assim, então o que aconteceu com Jacó em Gn. 32:24-30? No texto de Gn. 32 Jacó não só tem uma luta corporal com o anjo de Deus, como também prevalece sobre ele; pois o próprio anjo diz: "Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como PRÍNCIPE lutaste com Deus e com os homens e PREVALECESTE" (Gn. 32:28b). E haja visto que a "resistência" do príncipe da Pérsia, não foi um "mano a mano" com o anjo; a coisa foi mais no âmbito intelectual, ou seja, o monarca resistiu à influência do anjo do Senhor. Se é possível resistir até o Espírito Santo (ver Atos 7:51; Estevão denuncia a elite judaica por resistir ao Espírito Santo), que dirá a um anjo.

      Excluir
  8. O texto é maravilhoso de se ler, pregar e ensinar, nenhum mortal tem possibilidade de guerrear contra seres angelicais e vencer. Não tenho dúvidas que a guerra foi nas regiões celestiais.o príncipe da persia entra na história, é pq o país estava sendo regido por demônios de alto escalão ( principados).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabem uma mestra esse m teologia que podem ver melhor explicação Ednéia William

      Excluir
    2. Obrigado por sua visita ao meu Blog. Quanto à batalha espiritual; todas as lutas que travamos neste mundo, têm seu desfecho nas regiões celestiais como podemos ver em Ef. 6:12 e Apocalipse 12:7. O que estou elucidando no texto acima, é que o "Príncipe do Reino da Pérsia" não é um demônio, mas o próprio rei Dario, o qual foi envolvido numa artimanha para atrapalhar a reconstrução do 2º Templo em Jerusalém.

      Excluir
    3. Exatamente Príncipe da Pérsia é um demônio,se fosse humano Deus n ia mandar um anjo de guerra p lutar contra ele,nenhum humano é capaz de lutar contra um anjo...isso n existe

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Ok! Tem alguns comentários que estão dizendo que um anjo não pode ser resistido por ninguém; bem; se for assim, então o que aconteceu com Jacó em Gn. 32:24-30? No texto de Gn. 32 Jacó não só tem uma luta corporal com o anjo de Deus, como também prevalece sobre ele; pois o próprio anjo diz: "Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como PRÍNCIPE lutaste com Deus e com os homens e PREVALECESTE" (Gn. 32:28b). E haja visto que a "resistência" do príncipe da Pérsia, não foi um "mano a mano" com o anjo; a coisa foi mais no âmbito intelectual, ou seja, o monarca resistiu à influência do anjo do Senhor. Se é possível resistir até o Espírito Santo (ver Atos 7:51; Estevão denuncia a elite judaica por resistir ao Espírito Santo), que dirá a um anjo.

      Excluir
  9. Um material e palabras de luz para o mundo. Parabéns.
    Agora, eu não estou conseguindo no livro de Daniel 10 que auquele varão do verso 5 e 6 tenha por nome Gabriel.
    Eu gostaria saber se pensam que é Gabriel por dedução de vocês ou é que parece diretamente definido.?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok! Tem alguns comentários que estão dizendo que um anjo não pode ser resistido por ninguém; bem; se for assim, então o que aconteceu com Jacó em Gn. 32:24-30? No texto de Gn. 32 Jacó não só tem uma luta corporal com o anjo de Deus, como também prevalece sobre ele; pois o próprio anjo diz: "Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como PRÍNCIPE lutaste com Deus e com os homens e PREVALECESTE" (Gn. 32:28b). E haja visto que a "resistência" do príncipe da Pérsia, não foi um "mano a mano" com o anjo; a coisa foi mais no âmbito intelectual, ou seja, o monarca resistiu à influência do anjo do Senhor. Se é possível resistir até o Espírito Santo (ver Atos 7:51; Estevão denuncia a elite judaica por resistir ao Espírito Santo), que dirá a um anjo.

      Excluir
  10. Respostas
    1. Ok! Tem alguns comentários que estão dizendo que um anjo não pode ser resistido por ninguém; bem; se for assim, então o que aconteceu com Jacó em Gn. 32:24-30? No texto de Gn. 32 Jacó não só tem uma luta corporal com o anjo de Deus, como também prevalece sobre ele; pois o próprio anjo diz: "Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como PRÍNCIPE lutaste com Deus e com os homens e PREVALECESTE" (Gn. 32:28b). E haja visto que a "resistência" do príncipe da Pérsia, não foi um "mano a mano" com o anjo; a coisa foi mais no âmbito intelectual, ou seja, o monarca resistiu à influência do anjo do Senhor. Se é possível resistir até o Espírito Santo (ver Atos 7:51; Estevão denuncia a elite judaica por resistir ao Espírito Santo), que dirá a um anjo.

      Excluir
  11. Se não houver ética até nas críticas as denominações, etc, o texto só é lido por educação.

    ResponderExcluir
  12. Nossa quanta ignorância kkk. Tá pensando que o livro de Daniel é o que? Livro escatológico é assim mesmo kkk quem não entende das coisas Celeste não vai entender nada está óbvio que era uma batalha espiritual e o nome dos personagens por si só já falam e é exatamente isso que acontece no mundo espiritual quando você ora os demônios lutam para que suas orações não atravessem a espessa rocha e cheguem ao trono é sejam ouvidas usam de distrações e outros artifícios enfim leiam Efesios 6 explica bem isso aí fiquem na paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Ok! Tem alguns comentários que estão dizendo que um anjo não pode ser resistido por ninguém; bem; se for assim, então o que aconteceu com Jacó em Gn. 32:24-30? No texto de Gn. 32 Jacó não só tem uma luta corporal com o anjo de Deus, como também prevalece sobre ele; pois o próprio anjo diz: "Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como PRÍNCIPE lutaste com Deus e com os homens e PREVALECESTE" (Gn. 32:28b). E haja visto que a "resistência" do príncipe da Pérsia, não foi um "mano a mano" com o anjo; a coisa foi mais no âmbito intelectual, ou seja, o monarca resistiu à influência do anjo do Senhor. Se é possível resistir até o Espírito Santo (ver Atos 7:51; Estevão denuncia a elite judaica por resistir ao Espírito Santo), que dirá a um anjo.

      Excluir
  13. Só acho que irmãos em Cristo não deveriam usar chingamentos uns para com os outros.stop.somos crentes queridos! Se não concorda,não precisa chamar o outro com ofensas q doem,pois isso entristece o Espírito Santo,do qual somos todos.Cada um tem direito a um ponto de vista certo? "Ouvi tudo,e retende o que é bom!A paz do Senhor Jesus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok! Tem alguns comentários que estão dizendo que um anjo não pode ser resistido por ninguém; bem; se for assim, então o que aconteceu com Jacó em Gn. 32:24-30? No texto de Gn. 32 Jacó não só tem uma luta corporal com o anjo de Deus, como também prevalece sobre ele; pois o próprio anjo diz: "Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como PRÍNCIPE lutaste com Deus e com os homens e PREVALECESTE" (Gn. 32:28b). E haja visto que a "resistência" do príncipe da Pérsia, não foi um "mano a mano" com o anjo; a coisa foi mais no âmbito intelectual, ou seja, o monarca resistiu à influência do anjo do Senhor. Se é possível resistir até o Espírito Santo (ver Atos 7:51; Estevão denuncia a elite judaica por resistir ao Espírito Santo), que dirá a um anjo.

      Excluir
  14. A paz de Cristo! Achei o texto muito interessante, porém segundo as escrituras Gabriel é um anjo mensageiro, o qual anunciou o nascimento de Jesus e João Batista, com relação a Miguel trata-se de um Arcanjo de guerra, o qual liderou o exército de anjos na luta contra Satanás para expulsa-lo do céu. Sendo assim, creio que Gabriel estava trazendo a resposta para Daniel, porém se precisou da ajuda de Miguel é porque a luta era sim, contra os principados, no plano espiritual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Ok! Tem alguns comentários que estão dizendo que um anjo não pode ser resistido por ninguém; bem; se for assim, então o que aconteceu com Jacó em Gn. 32:24-30? No texto de Gn. 32 Jacó não só tem uma luta corporal com o anjo de Deus, como também prevalece sobre ele; pois o próprio anjo diz: "Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como PRÍNCIPE lutaste com Deus e com os homens e PREVALECESTE" (Gn. 32:28b). E haja visto que a "resistência" do príncipe da Pérsia, não foi um "mano a mano" com o anjo; a coisa foi mais no âmbito intelectual, ou seja, o monarca resistiu à influência do anjo do Senhor. Se é possível resistir até o Espírito Santo (ver Atos 7:51; Estevão denuncia a elite judaica por resistir ao Espírito Santo), que dirá a um anjo.

      Excluir
  15. Queridos e amados irmãos, paz em Cristo Jesus a vós outros. O texto e seu sentido é literal, realmente houve batalha nas hostes celestiais e sempre haverá até a vitória final de nosso Senhor Salvador Príncipe guerreiro. Pois a cada alma Ele vela e manda que seus exércitos de anjos defendam os seus. O inimigo sempre se interpõe a tudo aquilo que se chama DEUS a ponto se possível de usar a força, e este foi o caso e situação literal de acontecimento, no qual houve essa batalha em regiões celeste, mas claro sempre o bem vencerá. Glória a DEUS nas alturas e paz na terra a todos que Nele esperam. Graça e Paz meus queridos irmãos, aguardemos pois o advento do nosso Salvador Cristo Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok! Tem alguns comentários que estão dizendo que um anjo não pode ser resistido por ninguém; bem; se for assim, então o que aconteceu com Jacó em Gn. 32:24-30? No texto de Gn. 32 Jacó não só tem uma luta corporal com o anjo de Deus, como também prevalece sobre ele; pois o próprio anjo diz: "Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como PRÍNCIPE lutaste com Deus e com os homens e PREVALECESTE" (Gn. 32:28b). E haja visto que a "resistência" do príncipe da Pérsia, não foi um "mano a mano" com o anjo; a coisa foi mais no âmbito intelectual, ou seja, o monarca resistiu à influência do anjo do Senhor. Se é possível resistir até o Espírito Santo (ver Atos 7:51; Estevão denuncia a elite judaica por resistir ao Espírito Santo), que dirá a um anjo.

      Excluir
  16. Paz de CRISTO no versículo 1 fala que no ano 3 de Dário rei da persia e no ver 13 fala que o príncipe da persia se pós de fronte do anjo vinte e 1 dias e ele ficou ali com os reis da persia e no ver 12 fala que desde o 1dia em que Daniel aplicou o seu coração a compreender e a humilhar-se o seu DEUS foram escutadas as suas palavras no ver 20 o Anjo diz eu tornarei a pelejar contra o príncipe dos persas e saindo eu virá o príncipe da Grécia e no ver 21 diz mas eu te declararei o que está escrito na escritura da verdade e ninguém a que se esforce contigo contra aqueles a não ser Miguel vosso príncipe que nós venhamos nós esforçar como Daniel para nós ser revelado o que a de acontecer por que o anti Cristo vem como homem para se por ferrante de muitos que se postarão a ele mais aquele que perseverar até o fim em pé este será salvo bem aventurado os limpos de coração por que eles verão a DEUS amém paz de DEUS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo agora fiquei com dúvida, pois se Daniel quando o anjo apareceu ele tremeu todo até desmaiou, nem se quer conseguia ficar de pé, então como pode um rei humano conseguir ficar de pé e ainda lutar com um anjo tão poderoso ? Não estou te afrontando não e nem dizendo q está errado só fiquei na dúvida como pode Daniel homem amado por Deus não suportou a presença do anjo e o rei humano da persia conseguia ficar diante do anjo sem problema nem um ?

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Ok! Tem alguns comentários que estão dizendo que um anjo não pode ser resistido por ninguém; bem; se for assim, então o que aconteceu com Jacó em Gn. 32:24-30? No texto de Gn. 32 Jacó não só tem uma luta corporal com o anjo de Deus, como também prevalece sobre ele; pois o próprio anjo diz: "Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como PRÍNCIPE lutaste com Deus e com os homens e PREVALECESTE" (Gn. 32:28b). E haja visto que a "resistência" do príncipe da Pérsia, não foi um "mano a mano" com o anjo; a coisa foi mais no âmbito intelectual, ou seja, o monarca resistiu à influência do anjo do Senhor. Se é possível resistir até o Espírito Santo (ver Atos 7:51; Estevão denuncia a elite judaica por resistir ao Espírito Santo), que dirá a um anjo.

      Excluir
  17. É muito importante ter esse tipo de debate, tem que ser pro crescimento espiritual, com extremo respeito mútuo.
    Eu amo argumentar e ouvir com amor os contra-argumento desde que seja bíblico.
    Assim podemos aprender e também ensinar.
    Vou examinar tudo, quero pedir a Deus pra que dê a nós todos um bom entendimento.
    Deus abençoe,a paz de Deus

    ResponderExcluir
  18. Respostas
    1. Ok! Tem alguns comentários que estão dizendo que um anjo não pode ser resistido por ninguém; bem; se for assim, então o que aconteceu com Jacó em Gn. 32:24-30? No texto de Gn. 32 Jacó não só tem uma luta corporal com o anjo de Deus, como também prevalece sobre ele; pois o próprio anjo diz: "Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como PRÍNCIPE lutaste com Deus e com os homens e PREVALECESTE" (Gn. 32:28b). E haja visto que a "resistência" do príncipe da Pérsia, não foi um "mano a mano" com o anjo; a coisa foi mais no âmbito intelectual, ou seja, o monarca resistiu à influência do anjo do Senhor. Se é possível resistir até o Espírito Santo (ver Atos 7:51; Estevão denuncia a elite judaica por resistir ao Espírito Santo), que dirá a um anjo.

      Excluir
  19. Entendi Dario era usado por poderes espirituais das trevas para interromper a construção do tempo e houve essa batalha no mundo espiritual e requereu que Daniel continuasse orando até que as forças do mal fossem destruídas para que assim fosse terminado a construção glória a Deus!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Ok! Tem alguns comentários que estão dizendo que um anjo não pode ser resistido por ninguém; bem; se for assim, então o que aconteceu com Jacó em Gn. 32:24-30? No texto de Gn. 32 Jacó não só tem uma luta corporal com o anjo de Deus, como também prevalece sobre ele; pois o próprio anjo diz: "Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como PRÍNCIPE lutaste com Deus e com os homens e PREVALECESTE" (Gn. 32:28b). E haja visto que a "resistência" do príncipe da Pérsia, não foi um "mano a mano" com o anjo; a coisa foi mais no âmbito intelectual, ou seja, o monarca resistiu à influência do anjo do Senhor. Se é possível resistir até o Espírito Santo (ver Atos 7:51; Estevão denuncia a elite judaica por resistir ao Espírito Santo), que dirá a um anjo.

      Excluir
  20. Acredito que realmente foi uma batalha espiritual ,tudo começa pela oração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok! Tem alguns comentários que estão dizendo que um anjo não pode ser resistido por ninguém; bem; se for assim, então o que aconteceu com Jacó em Gn. 32:24-30? No texto de Gn. 32 Jacó não só tem uma luta corporal com o anjo de Deus, como também prevalece sobre ele; pois o próprio anjo diz: "Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como PRÍNCIPE lutaste com Deus e com os homens e PREVALECESTE" (Gn. 32:28b). E haja visto que a "resistência" do príncipe da Pérsia, não foi um "mano a mano" com o anjo; a coisa foi mais no âmbito intelectual, ou seja, o monarca resistiu à influência do anjo do Senhor. Se é possível resistir até o Espírito Santo (ver Atos 7:51; Estevão denuncia a elite judaica por resistir ao Espírito Santo), que dirá a um anjo.

      Excluir
  21. Graça e paz,que Deus abençoe a todos
    Acho que independente de qualquer coisa,devemos ter respeito uns pelos outros,pra chegar nessa conclusão de estudo,nosso irmão teve empenho,gastou seu tempo,e buscou direção em Deus,devemos ter a humanidade de reconhecer que toda boa dádiva vem de Deus 🙏 jesus não se agrada nem faz parte desse tipo de situação..e não devemos esquecer que Deus usa quem ele quer e como ele quer..fiquem na paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Ok! Tem alguns comentários que estão dizendo que um anjo não pode ser resistido por ninguém; bem; se for assim, então o que aconteceu com Jacó em Gn. 32:24-30? No texto de Gn. 32 Jacó não só tem uma luta corporal com o anjo de Deus, como também prevalece sobre ele; pois o próprio anjo diz: "Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como PRÍNCIPE lutaste com Deus e com os homens e PREVALECESTE" (Gn. 32:28b). E haja visto que a "resistência" do príncipe da Pérsia, não foi um "mano a mano" com o anjo; a coisa foi mais no âmbito intelectual, ou seja, o monarca resistiu à influência do anjo do Senhor. Se é possível resistir até o Espírito Santo (ver Atos 7:51; Estevão denuncia a elite judaica por resistir ao Espírito Santo), que dirá a um anjo.

      Excluir
  22. Muito bom esse comentario,e só entende quem foi iluminado pela graça do nosso pai celestia.É sò pedir entendimento e estudar a escritura ,com olhos iluminado,a luta de paulo e dos de efesos,era contra as autoridades e principes os quais deturpavam a palavra e perseguia por causa da verdade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok! Tem alguns comentários que estão dizendo que um anjo não pode ser resistido por ninguém; bem; se for assim, então o que aconteceu com Jacó em Gn. 32:24-30? No texto de Gn. 32 Jacó não só tem uma luta corporal com o anjo de Deus, como também prevalece sobre ele; pois o próprio anjo diz: "Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como PRÍNCIPE lutaste com Deus e com os homens e PREVALECESTE" (Gn. 32:28b). E haja visto que a "resistência" do príncipe da Pérsia, não foi um "mano a mano" com o anjo; a coisa foi mais no âmbito intelectual, ou seja, o monarca resistiu à influência do anjo do Senhor. Se é possível resistir até o Espírito Santo (ver Atos 7:51; Estevão denuncia a elite judaica por resistir ao Espírito Santo), que dirá a um anjo.

      Excluir
  23. Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Ok! Tem alguns comentários que estão dizendo que um anjo não pode ser resistido por ninguém; bem; se for assim, então o que aconteceu com Jacó em Gn. 32:24-30? No texto de Gn. 32 Jacó não só tem uma luta corporal com o anjo de Deus, como também prevalece sobre ele; pois o próprio anjo diz: "Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como PRÍNCIPE lutaste com Deus e com os homens e PREVALECESTE" (Gn. 32:28b). E haja visto que a "resistência" do príncipe da Pérsia, não foi um "mano a mano" com o anjo; a coisa foi mais no âmbito intelectual, ou seja, o monarca resistiu à influência do anjo do Senhor. Se é possível resistir até o Espírito Santo (ver Atos 7:51; Estevão denuncia a elite judaica por resistir ao Espírito Santo), que dirá a um anjo.

      Excluir
  24. Ok! Tem alguns comentários que estão dizendo que um anjo não pode ser resistido por ninguém; bem; se for assim, então o que aconteceu com Jacó em Gn. 32:24-30? No texto de Gn. 32 Jacó não só tem uma luta corporal com o anjo de Deus, como também prevalece sobre ele; pois o próprio anjo diz: "Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como PRÍNCIPE lutaste com Deus e com os homens e PREVALECESTE" (Gn. 32:28b). E haja visto que a "resistência" do príncipe da Pérsia, não foi um "mano a mano" com o anjo; a coisa foi mais no âmbito intelectual, ou seja, o monarca resistiu à influência do anjo do Senhor. Se é possível resistir até o Espírito Santo (ver Atos 7:51; Estevão denuncia a elite judaica por resistir ao Espírito Santo), que dirá a um anjo.

    ResponderExcluir
  25. Deus abençoe a todos, vamos dialogar, aprender, estudar, meditar!
    Mas sem ofensas, pois somos imagem e semelhança do Senhor!

    ResponderExcluir
  26. Príncipe da Pérsia é o rei Dário, porém o seu coração estava endurecido pelo satanás.
    Lembra-se da História de Moisés no Egito? Lembra-se das pragas lançadas contra o povo Egípcio? As pragas foram lanças para aquele povo porque o coração do rei havia sido endurecido (Êxodo 14:4) para não ouvir e nem ver a verdade.

    ResponderExcluir