MANANCIAL

MANANCIAL
"Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada". (Cânticos 4:12)

domingo, 5 de novembro de 2017

O POVO ESCOLHIDO.

Isaías 66:8. “Quem jamais ouviu tal coisa? Quem viu coisa semelhante? Pode, acaso, nascer uma terra num só dia? Ou nasce uma nação de uma só vez? Pois Sião, antes que lhe viessem as dores, deu à luz seus filhos”. 

A quem se refere este verso? Ao Estado de Israel criado em 1.948, ou à Igreja de Cristo nascida no Dia de Pentecostes? Se lermos o verso anterior, o verso 7, já teremos mais luz: “Antes que estivesse de parto, deu à luz; antes que lhe viessem as dores, NASCEU-LHE UM MENINO”.

“Porque UM MENINO NOS NASCEU, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o Seu Nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Isaías 9:6).

Agora ficou claro que Isaías 66 não trata da criação do Estado de Israel em 1.948 pelas Nações Unidas, mas do nascimento, morte e ressurreição de Cristo pelo qual a Sua Igreja veio a existir.

A quem Deus designou as promessas de Abraão? Aos seus descendentes, isto é, os judeus, ou ao seu descendente que é Jesus Cristo? Gálatas 3:16 – “Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua descendência... Que é Cristo”.  

As promessas feitas a Abraão, Isaque e Jacó são realmente de ter uma pátria neste mundo?

Gênesis 12:1-3. ... Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa do teu pai... E far-te-ei uma grande nação... E tu serás uma bênção... Em ti serão benditas todas as famílias da Terra. Gênesis 15:4,5. ... Aquele que de tuas entranhas sair; este será o teu descendente... Olha agora para os Céus... Assim será a tua descendência. Gên. 22:17,18, 26:4, 28:14, 35:11. ... Multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos Céus... E em tua descendência serão benditas todas as nações da Terra.

Gênesis 17:5 –... Abraão será o teu nome, porque por pai de muitas nações (povos, tribos e línguas – gentios) te tenho posto...
Gálatas 3:7-9,26 – Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão... Deus havia de justificar pela fé os gentios... De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão... Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus.
Eis-me aqui, e aos filhos que Deus me deu... (Hebreus 2:13).
Gálatas 3:17. Tendo sido anteriormente confirmada a aliança de Deus em Cristo (o descendente de Abraão), a Lei que veio 430 anos depois não a invalida de modo a abolir a promessa.

Então por qual motivo Deus criou a nação de Israel? Deus a criou por causa de Jesus Cristo, porque tudo foi feito por Ele e para Ele (Col 1:16). É por isso que houve uma nação Israel na Terra, e é por isso que a Lei foi dada a Moisés no Sinai; Deus estava preparando um lugar neste mundo para que Seu Filho nascesse e reinasse entre os homens. Isaías 66:8 não diz nada a respeito do Estado de Israel que conhecemos hoje, mas da Igreja, a nação santa, o Israel de Deus, dos milhares de milhões que foram gerados em Jesus Cristo por Sua morte e ressurreição.

Col. 2:9,11. Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens (judaísmo), segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo... Nele fostes circuncidados, não por homens, mas na mortificação da carne, que é a circuncisão de Cristo.

O VERDADEIRO ISRAEL É DO ALTO. Colossenses 3:1-4. Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória.    

ABRAÃO É O PAI DA FÉ, LOGO, OS FILHOS TAMBÉM SÃO DA FÉ. Gálatas 3:6-9. Assim como Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão. Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti. De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão.

A ALIANÇA DE DEUS É A QUE SE CONFIRMA EM CRISTO JESUS. Gálatas 3:24-29. De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados. Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio. Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.

A REAL JERUSALÉM É A CELESTIAL. Gálatas 4:22-26. Porque está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava, e outro da livre. Todavia, o que era da escrava nasceu segundo a carne, mas, o que era da livre, por promessa. O que se entende por alegoria; porque estas são as duas alianças; uma, do monte Sinai, gerando filhos para a servidão, que é Agar. Ora, esta Agar é Sinai, um monte da Arábia, que corresponde à Jerusalém que agora existe, pois é escrava com seus filhos. Mas a Jerusalém que é de cima é livre; a qual é mãe de todos nós.

O VERDADEIRO ISRAELITA, A VERDADEIRA CIRCUNCISÃO. Romanos 2:28,29. Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne. Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração, no espírito, não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus. Filipenses 3:3. Porque a circuncisão somos nós, que servimos a Deus em espírito, e nos gloriamos em Jesus Cristo, e não confiamos na carne.

TODO O JUDEU (SEGUNDO A CARNE) SERÁ SALVO? Não! Mas um remanescente eleito por graça, e se é por graça já não é por obras (Rom. 11:5,6); mas esse remanescente só poderá ser salvo da ira de Deus se for re-enxertado em Cristo Jesus, a Oliveira divina, para se completar o número dos salvos, a plenitude do Corpo de Cristo, e assim o Israel de Deus estará completo e todo o Israel será salvo na ressurreição dos mortos e na transformação dos vivos em corpos incorruptíveis, por ocasião da vinda de Jesus em glória (Rom. 11:11-16, 25,26).

L. M. S.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário