MANANCIAL

MANANCIAL
"Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada". (Cânticos 4:12)

sábado, 20 de abril de 2024

OFERTA DE MANJAR OU DE ALIMENTOS [Lv. cap. 2].


Provérbios 3:9,10
. ⁹ Honra ao Senhor com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos; ¹⁰ E se encherão os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.



A OFERTA DE MANJARES representa uma parte no culto mosaico, tão essencial como as próprias vítimas sacrificiais; pois sem ela nenhuma vítima poderia ser posta sobre o altar do Senhor; é só ler o capítulo 28 de Números para vermos que todos os sacrifícios, sejam os contínuos, as ofertas pelo pecado, os sacrifícios pacíficos... Enfim, tudo o que se oferecia sobre o altar do Senhor deveria ser acompanhado da oferta de manjares e da sua libação; e estas coisas trazidas pelo ofertante, representavam o que o seu próprio esforço físico alcançava, isto é, a obra das suas mãos era tributada ao único Deus verdadeiro; pois do produto da sua lavoura, das colheitas da sua propriedade, e do processamento dos frutos que colhera como: o azeite extraído das azeitonas, o vinho espremido das uvas, da flor de farinha obtida pela moagem dos grãos do trigo; estas ofertas simbolizavam o esforço do israelita para manter o serviço do Templo. Agora quero que vocês leiam com atenção para o que está escrito em Deuteronômio: "Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. 5. Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de TODAS AS TUAS FORÇAS". Deut. 6:4,5. Ou seja, primeiro precisamos amar o nosso Deus de todo o nosso coração (sem espaços para outros deuses), depois com toda a nossa alma (nephesh – mente, emoção, vontade) e por último, COM TODAS AS NOSSAS FORÇAS (me od [me-red] – poder, força; o que está em nosso poder e alcance para conseguir); isto é simbólico para nós, pois essas “forças” para amar a Deus, requerem nosso empenho e renúncia neste mundo, mas não somente isto, mas também honrar ao Senhor Jesus Cristo com aquilo que conseguirmos através dos nossos esforços físicos. As ofertas de alimentos ou manjares simbolizam um tributo de honra a Deus, isto é, que do fruto de todo nosso trabalho nesta vida, nós também tributamos ao Senhor Jesus Cristo toda a honra. (Obs: Em Joel 1:9,13 nos diz que o os ministros do Senhor estavam enlutados, pois não podiam exercer suas funções, porque as ofertas de alimentos e as libações haviam sido cortadas do Templo, devido à grande calamidade que se abateu na terra; por isso o povo é convocado a buscar a Deus e se arrepender e, daí, já no cap. 2:14, o Senhor Deus, Ele mesmo providenciaria a sua bênção ao povo, a fim de que o culto pudesse ser reiniciado).

A LEI DA SEMEADURA. 2 Coríntios 9:6-11. 6. E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará. 7. Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria. 8. E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra; 9. Conforme está escrito: “Espalhou, deu aos pobres;a sua justiça permanece para sempre”. 10. Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, também vos dê pão para comer, e multiplique a vossa sementeira, e aumente os frutos da vossa justiça; 11. Para que em tudo enriqueçais para toda a beneficência, a qual faz que por nós se deem graças a Deus.

Ev. Levi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário