MANANCIAL

MANANCIAL
"Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada". (Cânticos 4:12)

sábado, 27 de abril de 2024

COMO VOCÊ QUER OBEDECER A DEUS: NA TERRA FIRME OU NO VENTRE DO PEIXE?

COMO VOCÊ QUER OBEDECER A DEUS: NA TERRA FIRME OU NO VENTRE DO PEIXE?

Jonas 2. ¹ E orou Jonas ao SENHOR, seu Deus, das entranhas do peixe² E disse: Na minha angústia clamei ao Senhor, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz. ³ Porque tu me lançaste no profundo, no coração dos mares, e a corrente das águas me cercou; todas as tuas ondas e as tuas vagas têm passado por cima de mim. ⁴ E eu disse: Lançado estou de diante dos teus olhos; todavia tornarei a ver o teu santo templo⁵ As águas me cercaram até à alma, o abismo me rodeou, e as algas se enrolaram na minha cabeça. Eu desci até aos fundamentos dos montes; a terra me encerrou para sempre com os seus ferrolhos; mas tu fizeste subir a minha vida da perdição, ó Senhor meu Deus. Quando desfalecia em mim a minha alma, lembrei-me do Senhor; e entrou a ti a minha oração, no teu santo templo⁸ Os que observam as falsas vaidades deixam a sua misericórdia. ⁹ Mas eu te oferecerei sacrifício com a voz do agradecimento; o que votei pagarei. Do Senhor vem a salvação¹⁰ Falou, pois, o Senhor ao peixe, e este vomitou a Jonas na terra seca.

APLICAÇÃO. 

Vou direto ao assunto; você está disposto a obedecer a Palavra de Deus em tempo de paz, ou prefere se converter quando estiver no ventre do peixe? Jesus disse que as suas ovelhas ouvem a sua voz, o seguem, Cristo às conhece, e delas Ele é conhecido; mais adiante Jesus dirá: E ninguém pode arrebatá-las da minha mão. Irmãos, isto é sério; pois Jonas era profeta de Deus, e tentou fugir da presença do Senhor, e acabou na barriga de um peixe.

Eu imagino a aflição extrema que Jonas enfrentou, pois ele disse: "do ventre do abismo gritei"; agora, pensem bem na situação dele: 1. Não havia nenhuma luz dentro do peixe, então Jonas estava em trevas, e não podia ver nada. 2. As pressões experimentadas por Jonas foram terríveis, pois o grande peixe submergiu até as profundezas do mar, e ele mesmo disse: ⁶ Eu desci até aos fundamentos dos montes; a terra me encerrou para sempre com os seus ferrolhos”. 3. Dentro da barriga do peixe o ar deveria ser rarefeito e os odores, com certeza eram desagradáveis, o que tornou sua respiração quase impossível. 4. Ele estava nas entranhas daquele animal e o espaço para se mover era mínimo, as mudanças de posição eram quase impossíveis. 5. Jonas já não sabia se era dia ou noite, nem se estava de cabeça para cima ou para baixo. 6. Os ácidos estomacais do peixe queimavam quando em contato com sua pele, ele sentia arder seus olhos e narinas diante daquele líquido digestivo. 7. Somando a todas as coisas anteriores que mencionei, ainda lhe restava a sufocante claustrofobia e o sentimento de que iria morrer ali.

A Bíblia diz: "Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo" [Hb.10:31]; Davi deu motivos para que o Nome do Senhor fosse blasfemado pelos inimigos de Deus, então o seu castigo foi tão terrível quanto o seu pecado:

1. A criança que foi concedida por Bate-Seba morreu 7 dias após seu nascimento;

2. Seu filho Amnom estuprou Tamar, sua própria irmã;

3. Após isto ocorreu um fratricídio na família de Davi, pois Absalão vingou a honra de sua irmã ao matar seu meio irmão, Amnom;

4. O mesmo Absalão tentou matar a Davi, seu próprio pai, pois quis usurpar o trono de Israel;

5. Davi teve que fugir de seu palácio e abandonar seu trono, para salvar a sua vida;

6. Absalão profanou o leito de seu pai, ao ter, publicamente, relações sexuais com todas as concubinas de Davi;

7. Por fim, Absalão foi morto por Joabe.

Mas agora a pergunta é: Qual foi o benefício que Davi trouxe para si e para sua casa depois de ceder ao pecado e permitir injúrias contra o Nome do Senhor Deus? A resposta é simples: nenhum, mas somente prejuízo para si mesmo e para os seus. 

Assim como a desobediência de Jonas o levou a um sofrimento horrível por três dias e três noites, e que por Davi ter-se entregado à luxúria, e por ter matado um homem inocente, sete desgraças ocorreram em sua casa; também nós como escaparemos do juízo de Deus se não atentarmos com mais diligência, com mais temor e tremor para esta tão grande salvação em Cristo Jesus? Pois se a Palavra pregada pelos anjos permaneceu firme, e toda iniquidade foi punida rigorosamente; vocês acham que Deus não julgará nossas iniquidades e não nos corrigirá como um Pai amoroso o faz com seus filhos? Certa vez eu li em um periódico: A vara descansará e as rodas do carro irão parar quando o trabalho for terminado. O processo é duro, mas o Senhor sabe qual é o peso dos portões do inferno, e estes não prevalecerão contra aqueles que Ele tem provado e disciplinado”Ev. Lon Woodrom.

1 Pedro 4:1,2. (1). Ora, pois, já que Cristo padeceu por nós na carne, armai-vos também vós com este mesmo pensamento, que aquele que padeceu na carne já cessou do pecado; (2). Para que, no tempo que vos resta na carne, não vivais mais segundo as concupiscências dos homens, mas segundo a vontade de Deus.

Deus não vai abrir mão dos seus, pode ser num leito de hospital, entre a vida e a morte; pode ser numa prisão escura e fétida; pode ser em meio ao terror, nas mãos de ladrões e de assassinos; pode ser num naufrágio no alto mar, ou numa pane que cause a queda de um avião, ou mesmo na miséria e na lata de lixo; Deus nunca vai deixar escapar uma de suas ovelhas que um dia, pela fé o aceitou como o seu Salvador (João 6:37. Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora). Jesus diz que em hipótese alguma lançará fora àqueles que o Pai lhe deu (João 6:39,40. E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia. 40 Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia).

Se um dia você creu e reconheceu (viu) que Jesus Cristo é o único salvador, a partir daí você firmou uma aliança com Ele, e então Ele não te perderá por nada; pois sangue de Cristo, que um dia te cobriu e te lavou de todos os seus pecados é muito precioso para ser desprezado – a Nova Aliança, a do sangue de Jesus está firmada em melhores promessas [Hb.8:6]. Não adianta espernear! Nós somos sua propriedade exclusiva, nosso corpo é o Templo do Espírito Santo [1Cor.6:19,20], e fomos comprados do mundo e tirados das potestades das trevas e trazidos para a maravilhosa luz de Jesus Cristo; Ele nos remiu nos fez a sua herança, a qual Ele mesmo a glorificará e a levará para sua santa cidade, a Nova Jerusalém celestial. 

João 6:44. Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. 45 Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim.

João 10:14-16. 14 Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. 15 Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas. 16 Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.

Jonas 2:7,9. 7. Quando desfalecia em mim a minha alma, lembrei-me do Senhor; e entrou a ti a minha oração, no teu santo templo... 9. Mas eu, com a voz do agradecimento, te oferecerei sacrifício; o que votei pagarei. Do Senhor vem a salvação!

Ev. Levi.


Nenhum comentário:

Postar um comentário