MANANCIAL

MANANCIAL
"Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada". (Cânticos 4:12)

terça-feira, 30 de abril de 2024

O RELATO DA CRIAÇÃO.

GÊNESIS 1. (16-04-2024).

1.  No princípio - Bereshit (hebraico), Arche (grego): origem [João 1:3; Rm.11:36; Cl.1:18-20; Ap.3:14].

A)  João 1:3.Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez”.  

B)  Rm.11:36. “Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente”. Amém.

C)  Cl.1:18-20. (18) E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência. 19 Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse, 20 E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus.

D)  Ap.2:13.Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro”.

2.  OS CÉUS E A TERRA – Hb.11:3. Pela fé entendemos que os mundos foram criados pela palavra de Deus; de maneira que o que se vê, não foi feito do que é visível.

3.  SEM FORMA E VAZIA - Não habitada – Is.45:18. Porque assim diz o Senhor que tem criado os céus, o Deus que formou a terra, e a fez; ele a confirmou, não a criou vazia, mas a formou para que fosse habitada: Eu sou o Senhor e não há outro.

4.  O ESPÍRITO DE DEUS SE MOVIA SOBRE A FACE DAS ÁGUAS - A poesia sempre faz parte da maneira como Deus revela seus mistérios aos homens; crê-se que neste relato, Deus está como que agitando as águas como que se estivesse adicionando vida – ou as condições para a vida – nela; pois assim como o vento agita as águas dos oceanos, e de como o oxigênio é dissolvido na água por meio da agitação, também o Espírito de Deus está preparando as águas para produzir vida por meio da sua Palavra [versos 20 e 21].

5.    HAJA LUZ – A luz divina brilhou sobre a Terra antes da criação dos astros: Sol, Lua e estrelas; 2Cor.4:6. Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo.

6.  FEZ DEUS SEPARAÇÃO ENTRE LUZ E TREVAS – 1Tes.5:4-8. Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão; 5 Porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas. 6 Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios; 7 Porque os que dormem, dormem de noite, e os que se embebedam, embebedam-se de noite. 8 Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação.

7.  HAJA UMA EXPANSÃO NO MEIO DAS ÁGUAS - Três céus - 2Cor.12:2.

8.  ÁGUAS DEBAIXO DA EXPANSÃO E SOBRE A EXPANÇÃO - Sl.148:4. Louvai-o, céus dos céus, e as águas que estão sobre os céus. Obs: O entendimento é que entre depois do primeiro e do segundo céu, há um oceano, uma barreira de água, talvez congelada, que funciona como uma redoma protetora e que é chamada de “raqyia” - firmamento – que significa “superfície sólida”, um suporte para as estrelas e para o sol e a lua [versos 14-19; ver também Lc.16:24].

9.  PRODUZAM AS ÁGUAS RÉPTEIS - “CHAY” (hebraico): seres.

10.         VOEM AS AVES – “OWPH” (hebraico): criaturas voadoras.

11.         E DEUS CRIOU AS GRANDES BALEIAS - “TNNIYN” (hebraico): monstro marinho.

12.          CONFORME A SUA ESPÉCIE - todos os seres viventes já foram criados prontos: conforme a sua espécie; segundo o relato bíblico um animal não evoluiu de uma espécie para outra espécie como dizem os evolucionistas.

13.         FRUTIFICAI E MULTIPLICAI - “PARAH” e “RABAH”; no hebraico, respectivamente: fecundidade e multiplicação [versos 22 e 28].

14.         MACHO E FÊMEA OS CRIOU - “ZAKAR” e “NEQEBAH” - respectivamente.

15.         ENCHEI A TERRA E SUJEITAI-A – Sl.8:4-8. 6. “Fazes com que ele tenha domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés”.

16.         TENHO VOS DADO TODA ERVA... SE-VOS-Á PARA MANTIMENTO – este relato nos diz que a ordem divina é que a humanidade se alimentaria somente de frutas, legumes e ervas; pois somente depois do dilúvio é que Deus permite ao homem adicionar a carne na sua dieta [Gn.9:3], mas proibiu terminantemente comer o sangue com a carne [Gn.9:4].

17.          GN.2:1-3 – Finaliza o resumo da criação iniciado no cap. 1; e Gn.2:4 – descreve alguns detalhes que estão omitidos no cap. 1.

(Rm.3:4 – Seja sempre Deus verdadeiro...; Cl.2:2,3,4,8,9).

Ev. Levi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário