1 CORÍNTIOS 3 – COMENTÁRIO EXPOSITIVO.
1. E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como
a carnais, como a meninos em Cristo. [A falta de maturidade na fé, pelo
desconhecimento da doutrina da Palavra de Deus, acarretará aos crentes uma
consequente estranheza da vontade de Deus e de seus propósitos para conosco;
este é o tema central deste capítulo; ver Hb. 5:11].
2. Com leite vos criei, e não com carne, porque ainda não podíeis,
nem tampouco ainda agora podeis, [Os coríntios ignoravam as coisas espirituais da fé, eles
se reuniam para adorar a Cristo, celebravam a Ceia do Senhor, abundavam nos
dons espirituais, mas não prezavam a doutrina bíblica, pois tratavam das coisas
de Deus como crianças que não tem entendimento do estão fazendo, e como meninos
sem conhecimento do que é o temor de Deus, eles agiam; ver Hb. 5:12].
3. Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja,
contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo
os homens? [A
ignorância dos crentes com relação à doutrina da Palavra de Deus, fatalmente
produzirá na igreja certas aberrações e frutos imperfeitos – Lc. 8:14 – pois quando
a igreja pensa e age nos padrões do mundo, a semente da Palavra de Deus poderá
estar sendo lançada entre os espinhos, e estes crescerão e sufocarão a Palavra,
e não se produzirá os frutos desejados para o Reino do Céu; ver: 1 Cor. 15:19].
4. Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo;
porventura não sois carnais? [É comum para quem ainda age conforme a sua velha
natureza, os meios de criar ou adotar para si ídolos, contudo quem professa a
sua fé em Cristo Jesus não pode mais viver sob as inclinações da carne, pois
nasceu no espírito e pelo Espírito, e o que nasce da carne é carne, mas nasce
do Espírito é espírito; então nós se professamos nossa fé em Jesus e se somos
membros do seu Corpo, somos todos irmãos, e não pode haver partidarismo nesse
Corpo, porque Cristo não está dividido, pois como está escrito: “Nenhum dos
seus ossos será quebrado” [João 19:36 e Sl. 34:20]; e porque a liderança é de
Cristo, Ele é a Cabeça do Seu Corpo, foi Jesus quem morreu por nós e nos fez
membros dEle e filhos de Deus; contudo Deus estabeleceu os ministros na Sua
Igreja, os quais servem como as juntas do Corpo – Ef. 4:11-16 – e não como
senhores da igreja como se tivessem domínio sobre a casa de Deus – 1 Pe. 5:1-4
– porque o ministério trabalha e zela pelo rebanho que é do Senhor, almejando o
galardão que receberá quando Jesus, o Sumo Pastor vier em glória].
5. Pois, quem é Paulo, e quem é Apolo, senão ministros pelos quais
crestes, e conforme o que o Senhor deu a cada um? 6. Eu plantei, Apolo
regou; mas Deus deu o crescimento. 7. Por isso, nem o que planta é
alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. [Há diversidade
de ministérios – funções – na Igreja de Cristo, porém um só Senhor; portanto
nenhum ministro pode atuar independentemente dEle, pois as funções são outorgadas
por Cristo – 1 Cor. 12:5 – e do mesmo modo é somente Deus quem opera todas as coisas
para dar o crescimento da Igreja, tanto em número de salvos como na maturidade da
fé e na busca da santidade – Fl. 2:13. “Porque Deus é o que opera em vós tanto
o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade”].
8. Ora, o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu
galardão segundo o seu trabalho. [O que “planta” a semente (Palavra de Deus), e o que a
“regará” desde o broto até a fase frutífera, “são um”, isto é, ambos têm um
mesmo propósito, que é o de fazer aquilo para o qual Deus lhes chamou; o
galardão que é o prêmio – a recompensa tão esperada por quem trabalhou pela
causa do Evangelho – virá do Senhor da obra e não das plantas].
9. Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus
e edifício de Deus. [A palavra “cooperador” no grego é “sunergos”, e
significa: “ajudante”; ou seja, um senhor que tem um grande campo de lavoura –
ou um grande prédio a ser construído – contratará ajudantes para cuidar da
realização da obra e da administração dos seus negócios; ver: Mt. 20:1-16].
10. Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como
sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas
veja cada um como edifica sobre ele. 11. Porque ninguém pode pôr
outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. 12. E,
se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata,
pedras preciosas, madeira, feno, palha, 13. A obra de cada um se
manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será
descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. 14. Se a
obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. 15. Se
a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia
como pelo fogo. [As Palavras que o Espírito Santo nos ensina são
espirituais, por isso devem ser comparadas com as espirituais, mas o Homem
natural não compreende as coisas do Espírito de Deus... porque elas se
discernem espiritualmente (1 Cor. 2:13-15); por isso, alguns que não fazem esta
distinção podem pensar: "Então
eu posso fazer o que quiser e ainda assim ser salvo, pois no dia do juízo as
minhas obras pecaminosas serão queimadas, mas eu serei salvo independente do
que fiz?" Não mesmo! Paulo não está
ensinando uma doutrina universalista – de que todos serão salvos – e nem à
respeito da doutrina católica do “purgatório” – definido como dogma no 2º
Concílio de Lyon em 1.274 d. C. – pois Paulo não contradiz as Escrituras (ver a
Parábola do Rico e Lázaro em Lc. 16:19-31; e Hb. 9:27. E, como aos homens está
ordenado morrerem uma só vez, vindo depois disto o juízo...). Contudo, estes
versos podem dar um nó na cabeça da gente; eu mesmo não havia entendido o que
Paulo escreveu nestas passagens, mas, recentemente, como a Bíblia explica a
própria Bíblia, pus-me a buscar nela mesma a interpretação do texto, mas não
sem oração a Deus para pedir sabedoria do alto, e assim submeter a minha mente
à mente do Senhor Jesus. E relendo o texto de 1 Coríntios 3, e perguntando a
Deus qual era o significado dele; primeiro o Senhor me fez entender que um dos
problemas concentra-se nos materiais usados para a construção do "edifício
de Deus". Então vamos lá; o fundamento está correto, pois é Cristo;
ninguém aqui está pondo outro alicerce para sua vida, portanto não se trata de
nenhuma heresia de perdição e como já disse antes, a questão gira em torno dos
materiais de construção; pois alguns crentes irão edificar a Casa de Deus com
materiais que suportam passar pelo fogo (batismo de fogo – Mt. 3:11; ver: Zc.
13:9), enquanto que outros não; os que suportam o teste do fogo tais como o
ouro, a prata e as pedras preciosas são materiais raros e valiosos, e para
encontrá-los é necessário “cavar bem fundo” [Lc. 6:47-49], e isto dá
trabalho; todavia a madeira, a palha e o feno são fáceis de achar, pois são
encontrados na “superfície da terra”. Agora, em segundo lugar, Paulo refere-se
aos crentes da igreja de Corinto como “carnais”, pois são ainda como “crianças
em Cristo” – verso 1 – e que não suportam o alimento sólido da Palavra de Deus –
verso 2. Os coríntios têm comportamento semelhante às crianças, pois são os
imaturos quem tem inveja uns dos outros, e são crianças que brigam por qualquer
coisa, e somente os meninos promovem o partidarismo – versos 3 e 4. Bem! Dito
isto, agora vamos às consequências; pois crianças não sabem, não apreciam e nem
entendem o valor do ouro, ou da prata ou das pedras preciosas; pois se dermos
um diamante nas mãos de uma criança, ela vai brincar com ele, e até pode pô-lo
na sua boca... Porque um menino não tem capacidade intelectual para avaliar
o que é uma pedra preciosa e muito menos de saber de onde ela vem para
encontrá-la; porém uma pessoa adulta reconhece o valor do ouro, da prata e das
pedras preciosas e também sabe que para encontrá-las é preciso muito trabalho.
Este é o ponto: crentes que permanecem como meninos na fé edificam as suas
vidas cristãs com coisas sem valor para sua vida espiritual; eles vivem na “superfície”
do Evangelho de Cristo, eles não se aprofundam na comunhão das obras do
Espírito Santo. Nessa fé superficial
eles não amadurecem senão quando Deus os fizer passar pelo fogo, só aí eles
entenderão que usaram materiais inúteis para se construírem sobre o fundamento
dos apóstolos e profetas. Mas passemos agora para alguns exemplos históricos,
de personagens da Igreja que experimentaram em suas vidas a prova do fogo e
tiveram prejuízo, mas que foram salvos. O primeiro que vou destacar é o
reformador Martinho Lutero, e o segundo será o avivacionista e fundador do
movimento metodista, John Wesley. Martinho Lutero tinha pavor da morte e da
condenação do inferno; ele tornou-se um monge agostiniano por medo da morte;
alcançou o bacharelado em teologia e o doutorado em Bíblia; ele lecionou as
Escrituras, era adepto da autoflagelação, volta e meia trancava-se em sua cela
para combater o diabo; praticava religiosamente boas obras para ser aceito por
Deus... Até que um dia, em peregrinação à Roma, buscando o alívio para sua vida
atribulada, de lá voltou decepcionado com as práticas vis da venda de
indulgências; ele não encontrou na capital da fé católica, as respostas que
procurava e isto o decepcionou mais ainda. Mas o "dia" chegou e o
"dia" declarou a sua obra; sua edificação de madeira, de palha e feno
foi provada pelo fogo, e ela se queimou, mas a única coisa que saiu ilesa do
fogo (1 Pe. 1:7) e o salvou dele foi a sua fé em Jesus Cristo, dentro do seu
coração. Já John Wesley teve uma experiência semelhante à de Lutero; pois Wesley
acreditava também que precisava ter méritos para alcançar a salvação da sua
alma e por isso praticava a caridade para ser aceito por Deus; porém o
"dia", também chegou para ele, e o "dia" declarou a sua
obra de madeira, de palha e de feno; e foi quando numa tempestade em alto mar,
que temendo por sua vida, John Wesley conheceu a segurança e a suficiência da
fé em Jesus Cristo. Então, tanto Wesley como Lutero tiveram prejuízo naquilo
que edificaram sobre o fundamento da igreja, ou seja, Cristo, mas ambos
foram salvos “como um tição tirado do fogo” (Zc. 3:2). E é exatamente disso que
Paulo trata em 1 Coríntios 3:11-16. Em Isaías 43:2 está escrito: “Quando
passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te
submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em
ti”. A excelência do conhecimento por meio da fé torna os servos de Deus,
invulneráveis à fúria dos elementos, aos ataques das potestades e às doutrinas
de demônios; porém um povo que não conhece o seu Deus estará fadado repetir os
erros dos israelitas (Oséias 4:5-7); todavia a Nova Aliança está firmada em
melhores promessas (Hb. 8:1-7); pois que o mesmo Deus que iniciou sua boa obra em
nós, Ele a aperfeiçoará até o dia da vinda de Cristo (Fl. 1:6), mas tudo que
pode passar pelo fogo, se purificará com água e se passará pelo fogo (Nm.
31:23; compare com: 1 Cor. 10:13); e Jesus é quem batiza não só com o Espírito
Santo, mas também com fogo – Mt. 3:10-12].
16. Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus
habita em vós? 17. Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá;
porque o templo de Deus, que sois vós, é santo. [Seguindo adiante, no versículo 17 o apóstolo
muda o tom da conversa, pois agora trata daqueles que corrompem deliberadamente
o santuário do Deus vivo, a igreja do Senhor Jesus; e quanto a estes falsos
profetas, que introduzem heresias de perdição no meio do povo de Deus, para
eles não haverá misericórdia, mas juízo para condenação (Dt. 13:5). Jesus disse
que quem soube a vontade do seu senhor e fez coisas dignas de açoite, com
muitos açoites será castigado, mas quem não o soube e fez coisas dignas de
açoite, com poucos açoites será castigado (Lc. 12:47-48); Deus não é injusto,
pois os talentos são dados segundo a capacidade de cada servo (Mt. 25:15);
portanto o fogo da purificação provará a obra que cada um edificou sobre
Cristo, mas para aqueles que não se sujeitaram ao domínio de Cristo e tentam
corromper o Corpo do Senhor, a estes o fogo será para destruição e não
purificação – Lc. 19:27].
18. Ninguém se engane a si mesmo. Se alguém dentre vós se tem por
sábio neste mundo, faça-se louco para ser sábio. 19. Porque a sabedoria deste
mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua
própria astúcia. 20. E outra vez: O Senhor conhece os pensamentos dos sábios,
que são vãos. [Nosso
coração é enganoso (Jr. 17:9) e é por isso que não podemos confiar em nós
mesmos, mas somente em Deus; nós somos aptos para o mal, mas não para o bem; o
egoísmo e a soberba são sentimentos natos da velha natureza; nós criamos ídolos
com muita facilidade, forjamos deuses e mestres segundo a nossa cobiça e para
nossos próprios deleites, e é por causa disso que precisamos constantemente nos
humilhar debaixo da potente mão de Deus para que Ele nos ponha em lugar seguro
– 1 Pe. 5:5-7].
21. Portanto, ninguém se glorie nos homens; porque tudo é vosso; 22.
Seja Paulo, seja Apolo, seja Cefas, seja o mundo, seja a vida, seja a morte,
seja o presente, seja o futuro; tudo é vosso, 23. E vós de Cristo, e Cristo de
Deus. [Quem
crucificou sua carne e permanece crucificado com Cristo, já morreu para o mundo;
doravante vive em Jesus Cristo, e quem está nEle é nova criatura e herdeiro de
Deus, pois tem seu nome arrolado no Testamento divino, no Livro da Vida do
Cordeiro; portanto tudo é nosso, e nós de Cristo, e Cristo é de Deus. Amém!].
Filipenses 1:6. Tendo por certo isto mesmo, que aquele
que em vós começou a boa obra, a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo.
Ev. Levi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário