MANANCIAL

MANANCIAL
"Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada". (Cânticos 4:12)

segunda-feira, 22 de março de 2021

XENOGLÓSSIA OU GLOSSOLALIA. (ATOS 2).

Faça uma experiência; entre num local onde umas cinquenta pessoas estejam aos pares falando de futebol ao mesmo tempo e tente entender o que elas estão dizendo... Você pode até ouvir o nome de algum jogador que foi pronunciado, mas não entenderá o teor da conversação. Pois é! Como é que alguns teólogos podem afirmar que as línguas de Atos 2 eram idiomas humanos? Pois estavam quase 120 pessoas falando ao mesmo tempo e, segundo o que o texto parece dizer, em línguas diferentes. E se realmente fossem línguas humanas; como poderiam cada um dos ouvintes entender perfeitamente em seu próprio idioma o "falar das grandezas de Deus"? Outra coisa; e se fossem idiomas humanos conhecidos; por quê alguns dos judeus não entenderam a sua própria língua? Veja que Atos 2:9 diz que os que os idiomas da Judeia também foram ouvidos. Mas por quê alguns judeus zombaram, dizendo: "Estão cheios de mosto" (verso 13)? Ou seja, se o que foi ouvido eram línguas humanas conhecidas - como se crê numa "leitura superficial" do texto - então todos os judeus teriam entendido o que se falava e alguns deles não pensariam que os discípulos estavam bêbados, pois o texto diz que foram "ouvidos" os idiomas da Judeia (aramaico, hebraico e grego).

A verdade é que, o que aconteceu em Atos 2 foi um milagre de Deus. O Espírito Santo abriu o entendimento de alguns que na sinceridade do seu coração buscavam ao Senhor, e endureceu o coração dos religiosos tradicionais para que não entendessem nada.

Em Isaías 28:11,12; está escrito: Assim por lábios gaguejantes, e por por outra língua, falará a este povo. Ao qual disse: Este é o descanso, dai descanso ao cansado; este é o refrigério; porém não quiseram ouvir.

Se eu ouvir alguém conversando com outra pessoa em espanhol, jamais acharei que esse alguém está bêbado, mas pensarei que o tal é um estrangeiro de algum país vizinho do Brasil ou então que ele deve ter feito algum curso de espanhol.

Se as línguas ouvidas fossem idiomas conhecidos, e em sua maioria dos países vizinhos de Israel, os que zombaram não diriam o que disseram, visto que ninguém pode ser considerado bêbado apenas por falar numa outra língua; mas eles o disseram porque não entenderam nada, assim como não entendemos nada do que uma pessoa fala, quando ela está embriagada; um ébrio balbucia palavras, não fala coisa com coisa, pois sua linguagem é incompressível e é disto que Isaías profetizou quando disse: "Por lábios gaguejantes, e por outra língua falará a este povo... porém não quiseram ouvir".

L. M. S.

Um comentário:

  1. Em Ezequiel 14, Deus manda o profeta dizer aos anciãos de Israel que: "conforme a multidão dos seus ídolos Ele responderia àqueles que os levantam em seus corações" (Ezequiel 14:4). Isto é muito interessante, pois no capítulo 28 de Isaías, o Senhor, pela boca de seu profeta, chama Efraim (Israel) de bêbado; e depois pergunta: "A quem, pois, se ensinaria o conhecimento? E a quem se daria a entender doutrina? Ao desmamado do leite, e ao arrancado dos seios?" (Isaías 28:9) - nós temos ouvido nas línguas em que somos nascidos... Atos 2:11 - e então conclui que Ele falaria ao povo por uma língua estranha e por lábios gaguejantes como de bêbados, mas eles não o ouviriam.

    ResponderExcluir