Acho que a cor da pele de Jesus é o assunto mais fútil a ser discutido, por outro lado, a questão traz um agravo, a luta de raças e o racismo na Igreja, ou seja, a divisões entre os irmãos; coisa que Deus abomina (Provérbios 6:19; 1 Coríntios 12:25-27).
Compete esclarecer que o conceito de raça não existe na Bíblia, pois essa ideia é coisa de homens soberbos e foi criada por volta do Século XVII (17), por essa razão eu não acredito na divisão da humanidade em raças, porque o conceito bíblico quanto aos aspectos físicos dos humanos é o de povos, tribos, línguas e nações (Apocalipse 7:9). Se eu creio nas Escrituras, não posso aceitar que haja a distinção de raças entre os homens, pois segundo a Palavra de Deus só existe uma raça entre os “filhos dos homens” (Salmos 115:16) que é a "raça humana". As diferenças como cor da pele, cor e formato dos olhos, estatura, tipos de cabelo e demais aspectos físicos, só nos revelam que o Todo Poderoso Criador é um Deus esmerado e detalhista: "Ó Senhor, quão variadas são as Tuas obras! Todas as coisas fizeste com sabedoria; cheia está a Terra das Tuas riquezas" (Salmos 104:24). Aliás, a própria palavra “raça” quando é usada na Bíblia tem uma conotação pejorativa (Jeremias 8:3; Mateus 23:33).
O problema da chamada questão racial tomar algum vulto entre cristãos, mostra que mais uma “brecha” se abriu nas defesas da cristandade, e que por meio dessa “guarda baixa” Satanás está invadindo e difundindo suas ideias mundanas nas Igrejas (Ezequiel 13:5). Sim, pois, "justiceiros sociais" (joio) se introduzem para promover disputas e divisões, faccionando o Corpo de Cristo.
Por causa desses rebeldes e para que se tapem as "brechas", devo me interpor nesse assunto. Mas... Qual era a cor da pele de Jesus? À primeira vista, a Bíblia não nos dá qualquer informação quanto a cor da pele de Cristo; ou será que ela dá? Bem! Qualquer informação fora das Escrituras é mera especulação. Então vamos nos ater ao que a Palavra nos diz, e só Nela, por meio de inferências, poderemos deduzir as particularidades de Cristo.
É certo que o povo israelita bem cedo se misturou com os cananeus (veja Gênesis 34:29 - os filhos de Jacó levaram cativas as mulheres siquenitas - povos heveus). Judá, de Tamar, uma cananita, suscitou descendência: Perez e Zerá. De Perez veio Salmom, um dos espias enviados a Jericó; este se casou com Raabe, a meretriz; desta união nasceu Boaz que se casou com Rute, uma moabita, e dela gerou a Obede, que gerou a Jessé, que gerou a Davi. Tem gente que diz que Canaã ficou com sua pele escura por causa da maldição de Noé, mas isto não procede, pois os etíopes (faces queimadas ou faces negras) são filhos de Cuxe e não de Canaã, e também porque Davi, tendo em sua linhagem sangue cananita era ruivo e de olhos claros (1 Samuel 16:12).
Quanto àqueles que afirmam que o verdadeiro povo de Israel era negro, em Números 12 há uma passagem curiosa que desmente essa hipótese, pois Miriã e Arão se rebelaram contra Moisés por que ele havia tomado por mulher uma cuxita, isto é, uma etíope. O texto não dá detalhes, mas leva-nos a crer que a coisa toda se dá por causa da cor da pele da nova esposa de Moisés, isto é, porque ela era negra; veja que a punição dada a Miriã foi: "Miriã ficou leprosa, branca como a neve"; diz o texto (Números 12:10). Tudo indica que Miriã, sendo a mais velha, incitou Arão a rebelar-se contra Moisés por causa do seu preconceito quanto a cor da pele de sua nova cunhada, então Deus lhe dá uma justa punição: “Miriã fica branca como a neve”. Também sabemos que Salomão, filho de Davi, não era negro, pois em Cantares 5:10-12; diz que ele era branco e corado, tinha cabelos pretos e crespos ou cacheados, e tinha olhos castanhos por causa da expressão: "Os seus olhos são como os das pombas" (Cânticos 5:12).
Na profecia de Jacó respectiva a Cristo, o descendente de Judá; de Siló se diz: “Os seus olhos serão como o vinho (castanhos), e os seus dentes brancos como leite" (Gênesis 49:9-12). Não parece muito, mas é um ponto de partida, pois o texto em si pode dar a entender que se trata de alguém ruivo tal qual foi Davi (da cor do vinho - banhará as suas veste no vinho*).
*Banhar as suas vestes no vinho e sua capa em sangue de uvas é uma metáfora, e teologicamente tem haver com o sacrifício de Jesus, pois seu corpo e suas vestes ficaram ensanguentados pelas das chibatadas e demais maus-tratos que Ele sofreu.
CURIOSIDADES:
1. Quando a mulher siro-fenícia pediu socorro a Cristo por causa de sua filha, ela dirigiu-se a Jesus como FILHO DE DAVI (Mateus 15:21,22); será que ela quis dizer: ruivo como Davi?
2. Jesus sempre referiu a si mesmo com o "filho do homem", ou seja, ben Adam; a palavra Adão vem da raiz Adom que significa vermelho ou ruivo;
3. O profeta Jeremias relata que os nobres de Judá eram homens de tez branca (Lamentações 4:7).
4. Deus fez o homem à Sua imagem e semelhança, visto que Adão pode ser traduzido como ruivo, e que o apóstolo João descreve Cristo como a "glória do Pai", isto é, a face de Deus, a imagem exata do seu Ser (João 1:14), então, Jesus sendo o Unigênito do Pai e o segundo Adão (1 Cor 15:45-47), era ruivo também.
5. Há um detalhe que passa despercebido por muitos leitores da Bíblia no texto de Números 19 que trata de "uma novilha ruiva", ou vermelha; era uma oferta pelo pecado totalmente queimada em holocausto, da qual as cinzas eram misturadas em água para purificação dos pecados da congregação de Israel; tinha que ser uma novilha ruiva, e esta novilha simbolizava Jesus Cristo.
CONCLUSÃO.
Creio que Jesus era ruivo e que tinha olhos castanhos claros (vermelhos de vinho) por todas as provas bíblicas apresentadas acima. Sendo Jesus descendente de Davi por parte de Maria (leia a descendência de Jesus em Lucas 3:23-38), há a probabilidade de descendentes ruivos nessa linhagem. Mas isto não importa, o que é importante para nós cristãos é que só Cristo Jesus revelou o Pai em toda Sua graça, misericórdia e verdade; só Cristo nos resgatou da morte quando se entregou na cruz pelos nossos pecados. Ali, na cruz Ele pagou o preço por todas as ofensas cometidas por nós as quais exigiam sangue dos culpados, e Jesus, sem pecado, se fez pecado por nós. Cristo nos comprou do mundo e nos livrou a condenação eterna, e assentou-se a direita do Pai; esta é a "Face do Unigênito do Pai" que devemos conhecer. Amém!
L. M. S.
ResponderResponder a todosEncaminhar
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário