MANANCIAL

MANANCIAL
"Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada". (Cânticos 4:12)

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

EXPLICAÇÃO DE ROMANOS 11.

Romanos 11:12 _E se a sua queda (paraptomá - uma queda, lapso, deslizamento, falso passo, transgressão, pecado) é a riqueza do mundo (João 1:11,12), e a sua diminuição (héttéma - fracasso, falha - Israel falhou como povo de Deus, falhou em anunciá-Lo ao mundo - Êxodo 19:5,6 e Deut 32)  a riqueza dos gentios, quanto mais a sua plenitude! (pléróma - preenchimento, plenitude; complemento; soma total - a ideia aqui é de quando se completar o número de judeus a serem salvos).

A expressão: "todo o Israel será salvo" (Romanos 11:26); refere-se à completude da Igreja, isto é, a entrada de povos de todas as línguas, tribos e nações - inclusive dos judeus - no Reino de Deus, pois a Igreja de Cristo é o Israel de Deus (Gálatas 6:16).

Jesus disse que Deus não é Deus de mortos, mas de vivos, porque para Ele todos vivem (Lucas 20:38); sendo assim, o número dos salvos não se resume nos que ainda serão alcançados pela Graça divina, nem nos que estão vivos por agora e nem nos que estiverem vivos para a 1ª ressurreição, mas em todos os salvos desde Adão até a 2ª vinda de Cristo (Romanos 8:29; Efésios 1:5), pois para o Senhor todos os Seus filhos já são Seus (João 10:14-16; 1 Pedro 2:9). Então, de geração em geração Deus tem salvado gentios e judeus - mais gentios do que judeus (Isaías 10:22 e 54:1) - e esse número está chegando à sua totalidade, plenitude (Apocalipse 11:1); ao se completar o número de gentios salvos, também o número de judeus salvos se completará, e assim "todo o Israel será salvo", isto é, o povo de Deus estará completo.

Lucas 21:24 (Jerusalém será pisada pelos gentios...) diz respeito ao local aonde será estabelecido o Reino Mundial de Cristo no Milênio de Paz (Daniel 2:34,35,44,45 - A Pedra cortada sem o auxílio de mãos que se tornou um grande monte e encheu a Terra; Hebreus 2:8 - Todas as coisas sujeitou aos Seus pés... mas ainda não vemos todas as coisas sujeitas aos seus pés), local este que por enquanto está sob domínio das nações da Terra, os demais versos (25-27) completam esse entendimento. Porém, quem não crê num Milênio de Paz literal, então não poderá entender estes versos de Lucas.

OS FILHOS DE DEUS SERÃO MUITOS DENTRE OS GENTIOS, MAS POUCOS DENTRE OS JUDEUS.

Canta alegremente, ó estéril (OS GENTIOS NÃO TINHAM AS PROMESSAS DE ABRAÃO), que não deste à luz (O MESSIAS NÃO VEIO DOS GENTIOS); rompe em cântico, e exclama com alegria (OS GENTIOS RECEBERIAM A SALVAÇÃO), tu que não tiveste dores de parto (OS GENTIOS NÃO ESPERAVAM O NASCIMENTO DO CRISTO); porque mais são os filhos da mulher solitária (OS FILHOS DE DEUS SERÃO MUITOS DENTRE OS GENTIOS), do que os filhos da casada (MAS POUCOS DENTRE OS JUDEUS), diz o SENHOR. (Isaías 54:1)

LEIA O CONTEXTO DE GÁLATAS 4:22-28.
22. Porque está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava, e outro da livre.
23. Todavia, o que era da escrava nasceu segundo a carne, mas, o que era da livre, por promessa.
24. O que se entende por alegoria; porque estas são as duas alianças; uma, do monte Sinai, gerando filhos para a servidão, que é Agar.
25. Ora, esta Agar é Sinai, um monte da Arábia, que corresponde à Jerusalém que agora existe, pois é escrava com seus filhos.
26. Mas a Jerusalém que é de cima é livre; a qual é mãe de todos nós.
27. Porque está escrito: Alegra-te, estéril, que não dás à luz; Esforça-te e clama, tu que não estás de parto; Porque os filhos da solitária são mais do que os da que tem marido.
28. Mas nós, irmãos, somos filhos da promessa como Isaque.
(Gálatas 4:22-28).

Mas... Então o que Paulo fala em Romanos 11?

O resumo da matéria é: Assim como Deus amou a nós (os gentios) a ponto de dar Seu próprio Filho para morrer por nossos pecados, Ele também amou os judeus e por isso oferece em Cristo a remissão dos pecados deles. Se, contudo, os judeus crerem em Cristo Jesus, eles também serão salvos, é disto que Paulo fala em Romanos 11. 

Porque a todos quantos O receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no Seu Nome (o Cristo - o Messias - o Ungido); os quais não nasceram do sangue (descendência ou linhagem de Israel), nem da vontade da carne (ritos - circuncisão), nem da vontade do homem (proselitismo), mas de Deus (João 1:12,13). 

Paulo não está dizendo que num futuro próximo ou distante todos os judeus serão salvos da ira de Deus, mas diz que conforme os gentios estão entrando pela Porta Estreita da Salvação, isto é, Cristo Jesus, também os judeus estão sendo alcançados pela eleição da Graça de Deus no tempo que se chama "hoje" (Hebreus 3:13 e 4:7; 2 Coríntios 6:12), e são chamados para se converterem a Jesus Cristo e serem congregados no Seu Corpo, que é a Igreja.

“E também eles, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; porque poderoso é Deus para torná-los a enxertar” (Romanos 11:23).

L. M. S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário