E BUSQUEI
DENTRE ELES UM HOMEM QUE ESTIVESSE TAPANDO O MURO, E ESTIVESSE NA BRECHA... (Ezequiel
22:30a).
Ezequiel 22:24-31 (Profecia contra
Jerusalém).
24. Filho do homem, dize-lhe: Tu és uma terra
que não está purificada; e que não tem chuva no dia da indignação.
25. Conspiração dos seus profetas há no meio
dela, como um leão que ruge, que arrebata a presa; eles devoram as almas; tomam
tesouros e coisas preciosas, multiplicam as suas viúvas no meio dela.
26. Os seus sacerdotes violentam a minha lei,
e profanam as minhas coisas santas; não fazem diferença entre o santo e o
profano, nem discernem o impuro do puro; e de meus sábados escondem os seus
olhos, e assim sou profanado no meio deles.
27. Os seus príncipes no meio dela são como
lobos que arrebatam a presa, para derramarem sangue, para destruírem as almas,
para seguirem a avareza.
28. E os seus profetas têm feito para eles
cobertura com argamassa não temperada, profetizando vaidade, adivinhando-lhes
mentira, dizendo: Assim diz o Senhor DEUS; sem que o SENHOR tivesse falado.
29. Ao povo da terra oprimem gravemente, e
andam roubando, e fazendo violência ao pobre e necessitado, e ao estrangeiro
oprimem sem razão.
30. E busquei dentre eles um homem que
estivesse tapando o muro, e estivesse na brecha perante mim por esta terra,
para que eu não a destruísse; porém a ninguém achei.
31. Por isso eu derramei sobre eles a minha
indignação; com o fogo do meu furor os consumi; fiz que o seu caminho recaísse
sobre a sua cabeça, diz o Senhor DEUS.
POR-SE NA BRECHA.
Essa expressão “se colocar na brecha” foi
muito usada nos sermões de David Wilkerson, mas eu não entendia o que ele
queria dizer, até que fui pesquisar nas Escrituras Sagradas para entender o seu
significado.
Ezequiel profetizou no cativeiro de babilônia
antes da destruição de Jerusalém por Nabucodonosor e a profecia acima (do cap.
22) que ocorreu aproximadamente três anos antes da queda de Jerusalém. No Livro
de Jeremias é notória a apostasia dos judeus e sua rebeldia à voz do profeta
quando este declara os juízos divinos; porém Deus continuou a lhes falar e
exortar ao arrependimento, tanto para o rei quanto aos seus nobres, mas não
houve nenhum que se humilhasse diante de Deus.
Explicando a analogia de “se por na brecha”:
Quando uma cidade fortificada – protegida por
altas muralhas construídas com grandes pedras – era sitiada por algum inimigo;
para entrar nela o exército invasor empregava todos os seus esforços contra os
muros dela; e um desses empenhos era o de rompê-los; e quando tinham êxito,
quando conseguiam abrir uma fenda neles; os mais valentes soldados da cidade
“vinham à brecha” do muro com suas lanças, espadas, arcos e flechas, e escudos;
e se punham ali para defendê-la, e impedir a invasão do inimigo pela fenda,
visando que a cidade não fosse tomada.
Ezequiel 26:9-12 (Profecia contra Tiro).
9. E disporá os seus aríetes contra os teus
muros, e derrubará as tuas torres com os seus machados.
10. Por causa da multidão de seus cavalos te
cobrirá o seu pó; os teus muros tremerão com o estrondo dos cavaleiros, e das
rodas, e dos carros, quando ele entrar pelas tuas portas, como os homens entram
numa cidade em que se fez brecha.
11. Com os cascos dos seus cavalos pisará
todas as tuas ruas; ao teu povo matará à espada, e as tuas fortes colunas
cairão por terra.
12. E roubarão as tuas riquezas, e saquearão
as tuas mercadorias, e derrubarão os teus muros, e arrasarão as tuas casas
agradáveis; e lançarão no meio das águas as tuas pedras, e as tuas madeiras, e
o teu pó.
Jeremias 39:2,3 (A tomada de Jerusalém pelo
exército babilônico).
2. No ano undécimo de Zedequias, no quarto
mês, aos nove do mês, fez-se uma brecha na cidade.
3. Entraram nela todos os príncipes do rei de
babilônia, e pararam na porta do meio, a saber: Nergal-Sarezer, Sangar-Nebo,
Sarsequim, Rabe-Saris, Nergal-Sarezer, Rabe-Mague, e todos os outros príncipes
do rei de babilônia.
Aplicação prática da analogia.
O entendimento dessa expressão “pôr-se na
brecha”; é o da “intercessão”; isto é, tanto na oração como na vigilância; e o
personagem bíblico que mais fez isto foi Moisés; Deus põe as pessoas certas nos
lugares certos; se Moisés não suportasse seu encargo de líder, a ira de Deus
teria consumido os rebeldes israelitas.
Salmos 106:19-23.
19. Fizeram um bezerro em Horebe e adoraram a
imagem fundida.
20. E converteram a sua glória na figura de
um boi que come erva.
21. Esqueceram-se de Deus, seu Salvador, que
fizera grandezas no Egito,
22. Maravilhas na terra de Cão, coisas
tremendas no Mar Vermelho.
23. Por isso disse que os destruiria, não
houvesse Moisés, seu escolhido, ficado perante ele na brecha, para desviar a
sua indignação, a fim de não os destruir.
A Intercessão como vigilância na
palavra de Deus.
Isaías 59:13-17.
13. Como o prevaricar, e mentir contra o
Senhor, e o desviarmo-nos do nosso Deus, o falar de opressão e rebelião, o
conceber e proferir do coração palavras de falsidade.
14. Por isso o direito se tornou atrás, e a
justiça se pôs de longe; porque a verdade anda tropeçando pelas ruas, e a
equidade não pode entrar.
15. Sim, a verdade desfalece, e quem se
desvia do mal arrisca-se a ser despojado; e o Senhor viu, e pareceu mal aos
seus olhos que não houvesse justiça.
16. E vendo que ninguém havia, maravilhou-se
de que não houvesse um intercessor; por isso o seu próprio braço lhe trouxe a
salvação, e a sua própria justiça o susteve.
17. Pois vestiu-se de justiça, como de uma
couraça [Ef. 6:14], e pôs o capacete da salvação [Ef. 6:17; ver também 1 Tess.
5:8] na sua cabeça, e por vestidura pôs sobre si vestes de vingança, e
cobriu-se de zelo [Ef. 6:13], como de um manto.
Conclusão.
O soldado valente que se porá nas brechas dos
muros, é o crente fiel posto por Deus para proteger a Igreja dos ataques do
diabo; é também o crente vigilante que “repara as roturas” (o reparador das
brechas); é quem busca fortificar os “muros” da Igreja; é o que vê
antecipadamente as possíveis “frestas” – fraquezas – por onde o inimigo pode
atacar; este é o crente discipulador, o que faz discípulos de Cristo, o que
ensina a Palavra no temor do Senhor, e assim os crentes são protegidos das
astutas ciladas do maligno.
Isaías 58:12. E os que de ti procederem
edificarão as antigas ruínas; e levantarás os fundamentos de geração em
geração; e chamar-te-ão reparador das roturas, e restaurador de veredas para
morar.
Ev. Levi.
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