OS DOIS DIAS DA ERA CRISTÃ.
"Vinde, e tornemos ao SENHOR, porque ele despedaçou, e nos sarará; feriu, e nos atará a ferida. Depois de DOIS DIAS nos dará a vida; e ao terceiro dia nos ressuscitará, e viveremos diante Dele" (Oséias 6:1,2).
OS TRABALHADORES DA VINHA -
Porque o reino dos céus é semelhante a um homem, pai de família, que saiu de madrugada a contratar trabalhadores para a sua vinha.
Ajustou com os trabalhadores o salário de UM DENÁRIO POR DIA, e mandou-os para a sua vinha. Cerca da hora terceira saiu, e viu que estavam outros, ociosos, na praça, e disse-lhes: Ide também vós para a vinha, e dar-vos-ei o que for justo. E eles foram. Outra vez saiu, cerca da hora sexta e da nona, e fez o mesmo. E, saindo perto da hora undécima, encontrou outros que estavam ociosos, e perguntou- lhes: Por que estais ociosos todo o dia? Responderam-lhe eles: Porque ninguém nos contratou. Disse-lhes ele: Ide também vós para a vinha e recebereis o que for justo. Ao anoitecer, disse o senhor da vinha ao seu mordomo: Chama os trabalhadores, e paga-lhes o salário, começando pelos últimos até os primeiros. (Mateus 20:1-8).
O BOM SAMARITANO - JESUS CRISTO SALVA A HUMANIDADE QUE FOI ROUBADA POR SATANÁS E MORTA PELO PECADO, E A ENTREGA AOS CUIDADOS DO ESPÍRITO SANTO.
Jesus, prosseguindo, disse: Um homem descia de Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos de salteadores, os quais o despojaram e espancando-o, se retiraram, deixando-o semimorto. Casualmente, descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e vendo-o, passou de largo. De igual modo também um levita chegou àquele lugar, viu-o, e passou de largo. Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou perto dele e, vendo-o, encheu-se de compaixão; e aproximando-se, ATOU-LHE AS FERIDAS, DEITANDO NELAS AZEITE E VINHO; e pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem e cuidou dele. No dia seguinte tirou DOIS DENÁRIOS, DEU-OS AO HOSPEDEIRO e disse-lhe: CUIDA DELE; e tudo o que gastares a mais, EU TO PAGAREI QUANDO VOLTAR. (Lucas 10:30-35).
AOS CUIDADOS DO HOSPEDEIRO.
Se me amais, guardai os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai e Ele vos dará OUTRO CONSOLADOR, para que fique convosco para sempre; o Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece, mas vós o conheceis, porque habita convosco, e ESTARÁ EM VÓS. Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós. (João 14:15-18).
O SELO DE DEUS.
E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, NO QUAL FOSTES SELADOS PARA O DIA DA REDENÇÃO. (Efésios 4:30).
E vi outro anjo subir do lado do sol nascente, TENDO O SELO DO DEUS VIVO; e clamou com grande voz aos quatro anjos, quem fora dado que danificassem a terra e o mar, dizendo: Não danifiques a terra, nem o mar, nem as árvores, ATÉ QUE SELEMOS NA SUA FRONTE OS SERVOS DO NOSSO DEUS. (Apocalipse 7:2,3).
UM DIA PARA O SENHOR É COMO MIL ANOS.
Mas vós, amados, não ignoreis uma coisa: que UM DIA PARA O SENHOR É COMO MIL ANOS, E MIL ANOS COMO UM DIA. O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se. (2 Pedro 3:8,9).
Porque MIL ANOS AOS TEUS OLHOS SÃO COMO O DIA DE ONTEM QUE PASSOU, e como uma vigília da noite. (Salmos 90:4).
O NASCIMENTO DE CRISTO.
Jesus Cristo nasceu entre os anos de 6 e 4 antes da Era Cristã. Não temos a exatidão da data do seu nascimento, pois o calendário romano, que hoje seguimos passou a ser baseado no nascimento de Jesus quando o Papa, no governo da Igreja Católica daquela época no século VI, determinou que um monge estudioso chamado Dionísio, o Pequeno, calculasse qual foi o ano exato do nascimento de Jesus de Cristo. Em seus estudos e cálculos o monge Dionísio afirmou que Jesus possivelmente teria nascido no ano 753 da fundação da cidade de Roma (referência do calendário usado) quando deveria ter encontrado as datas de 747 e 749. Portanto, o ano em que esses estudos foram feitos deveria ser marcado entre 529 a 531 d.C., mas foi registrado definitivamente como o ano de 525 d.C. e assim permaneceu historicamente, ficando esta diferença de 4 a 6 anos até hoje, de forma que Jesus nasceu de 6 a 4 a.C. (http://www.abiblia.org/).
O MINISTÉRIO DE JESUS.
“Ora, Jesus, ao começar o seu ministério, tinha cerca de trinta anos”... (Lucas 3:23a).
Segundo a narrativa do Evangelho de João, o evangelista faz menções das quatro festas da páscoa judaica, a qual era celebrada uma vez por ano (João 2:13-23; 5:1; 6:4 e a última páscoa é mencionada em João 18:28,39 e cap. 19:14,31, quando Jesus é condenado à morte). Isso indica que o período do ministério de Cristo teria sido de três anos, ou alguns meses mais. Portanto, conclui-se que Jesus viveu neste mundo por cerca de trinta e três anos, e três anos destes em Seu ministério, esse cálculo é o resultado da soma da indicação de Lucas 3:23 com as referências pascais do Evangelho de João. (http://www.abiblia.org/).
O NASCIMENTO DA IGREJA.
E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos concordemente no mesmo lugar; E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E TODOS FORAM CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. (Atos 2:1-4).
Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que SE ALGUÉM NÃO NASCER DE NOVO, NÃO PODE VER O REINO DE DEUS. Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que SE ALGUÉM NÃO NASCER DA ÁGUA E DO ESPÍRITO, NÃO PODE ENTRAR NO REINO DE DEUS. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. (João 3:3-6).
O DIA E A HORA DA 2ª VINDA DE CRISTO NINGUÉM SABE, MAS O ANO...
Mas daquele "dia e hora" ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai. (Marcos 13:32).
E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; (Mateus 28:18,19).
Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel? E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder. Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até aos confins da terra. (Atos 1:6-8).
Depois de assunto ao Céu, Cristo recebeu do Pai “todo o poder no Céu e na Terra”, então o "dia e a hora" que antes de ser glorificado não sabia, Ele passou a saber. Por isso que quando os seus discípulos fizeram nova indagação a respeito da Sua segunda vinda, Ele desconversou.
Não podemos dizer o “Dia e a Hora” e nem ano com exatidão, porém temos pistas de que O ANO ACEITÁVEL DO SENHOR, o período da Era Cristã é de dois mil anos, DOIS DIAS segundo a Bíblia, pois fomos entregue aos cuidados do Hospedeiro (Espírito Santo; Parábola do Bom Samaritano) que recebeu o pagamento de “dois denários” (um denário é o pagamento por um dia de serviço – Parábola dos Trabalhadores da Vinha), sendo o Espírito Santo o SELO DE DEUS para o Dia da Ressurreição, fomos marcados pelo Senhor em nossas mentes e corações na Nova Aliança dos últimos dias: “Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo”. (Jeremias 31:33).
Podemos dar um palpite de quando se dará a segunda vinda de Cristo: será no término da Era da Igreja na Terra quando se encerrar os DOIS DIAS, isto é, quando chegar ao fim os DOIS MIL ANOS da Era Cristã; aí então Cristo voltará para buscar os Seus escolhidos. Porém este período não pode ser contado a partir do nascimento de Jesus, mas do nascimento da Sua Igreja, isto é, a partir da descida do Espírito Santo sobre os crentes no Dia de Pentecostes, pois foi ali que a Noiva de Cristo nasceu.
Se arriscarmos uma conta: 33 anos da vida de Jesus + 2.000 anos da Era Cristã = 2.033; porém Cristo nasceu + ou – 5 anos antes da Era Cristã, então: 2.033 + ou - 5 é igual a + ou - 2.028. Chegamos a um resultado, contudo impreciso, mas podemos perceber que nós estamos muito próximos da Sua segunda vinda e que ela poderá acontecer mais ou menos em 2.028, talvez no máximo 2.030. Então, O DIA E A HORA, realmente ninguém pode saber e nem precisar com exatidão o ano do arrebatamento da Igreja, entretanto sabemos que está muito perto. Portanto, quem é injusto, que pratique a injustiça, e quem é sujo, suje-se mais, e quem é limpo, limpe-se mais ainda, e quem é santo santifique-se mais (Apoc. 22:11). Esta é a ordenança do Senhor.
“Eis que venho sem demora, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra”. (Apocalipse 22:12).
L. M. S.
Meus parabéns, tremendo estudo! Dou Glória a Deus por ter encontrado um manancial neste blog.
ResponderExcluirQue a "Paz do Senhor Jesus Cristo" abunde em nossos corações. Muito obrigado por sua visita ao meu blog e muito grato pelo seu comentário.
ExcluirRecomendo também as seguintes leituras neste blog:
ANÁ E AS FONTES TERMAIS NO DESERTO (GÊNESIS 36: 24). https://igrejaapostolicacristamanancial.blogspot.com/2015/06/ana-e-as-fontes-termais-no-deserto.html
AS VÁRIAS FORMAS DE CORAGEM.
https://igrejaapostolicacristamanancial.blogspot.com/2015/03/as-varias-formas-de-coragem.html
“Vinde após mim e vos farei pescadores de homens” (Mateus 4: 19). https://igrejaapostolicacristamanancial.blogspot.com/2015/12/vinde-apos-mim-e-vos-farei-pescadores.html
Deus te abençoe!