Há muitos anos atrás ouvi um pregador dizer: "Todos os textos bíblicos têm alguma aplicação para nossa vida"; certamente ele se referia ao que Paulo escreveu na Epístola aos Romanos, cap. 15, verso 4 (Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança).
Bem! Se cremos que a Bíblia é a Palavra de Deus, então Levítico 19:28 também é, e não devemos desprezar um texto bíblico só porque não o entendemos, pois cometeremos pecado contra o Senhor se não dermos ouvidos à Sua Palavra, visto que: "O que despreza a Palavra perecerá, mas o que teme o mandamento será galardoado" (Pv 13:13); "Porque a Lei é santa e o mandamento é santo, justo e bom" (Rm 7:12). O que precisamos entender é como tais preceitos se aplicam espiritualmente a nós cristãos, porque a Nova Aliança é a do Espírito (João 4:24 e Hb 8:10), ou seja, a Aliança dos verdadeiros adoradores do Pai. Mas não é muito difícil de se compreender não; basta que leiamos todo o capítulo 19 de Levítico, e ainda o capítulo 20, e nele, cheguemos ao verso 26, o qual diz: "E ser-me-eis santos, porque eu, o Senhor, sou santo, E VOS SEPAREI DOS POVOS, para serdes meus". E 1 Pedro 1:15 e 16 repete o que está escrito na Lei: "Mas, como é Santo aquele que vos chamou, sede vós também santos EM TODA A VOSSA MANEIRA DE VIVER; porquanto está escrito: Sede santos, porque Eu Sou Santo".
O que Deus estava dizendo aos israelitas é que, com tais ordenanças – o que hoje nos parecem absurdas como: não cortar o cabelo arredondado, não danificar a barba, não misturar tipos diferentes de tecido, não plantar sementes diversas no mesmo campo – que se fossem obedecidas as ordenanças do Senhor, o Seu povo se "DISTINGUIRIA" das demais nações.
Para os nossos dias, estando nós na Nova Aliança, esses mandamentos, como já disse anteriormente que devemos aplicá-los espiritualmente, tratam da "distinção" de Igreja diante do mundo, isto é, o povo de Deus deve se distinguir, deve ser diferente do povo do mundo, porém não é somente nas ações que o crente deve ser distinto do mundo não, mas também na aparência exterior; para que não venhamos escandalizar a obra do Evangelho diante dos ímpios.
MAS... É OU NÃO É PECADO
TATUAR-SE?
Sim! Tatuagem é pecado! E por que é pecado? Porque a Lei diz que é. Vejamos o que Paulo ensina na Epístola aos Romanos: "Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. MAS EU NÃO CONHECI O PECADO SENÃO PELA LEI; PORQUE EU NÃO CONHECERIA A CONCUPISCÊNCIA, SE A LEI NÃO DISSESSE: NÃO COBIÇARÁS" (Romanos 7:7). E ainda: "Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado, não havendo lei" (Romanos 5:13). E mais ainda: "Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus. Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, PORQUE PELA LEI VEM O CONHECIMENTO DO PECADO" (Romanos 3:19,20).
Também na nossa lei,
isto é, no Código Penal Brasileiro, tudo o que é crime, só é crime porque foi “tipificado”,
escrito, caracterizado na lei como um “ato ilícito”.
Às vezes pensamos que algum ato imoral pode ser um delito, mas se esse ato não foi “grafado” no Código Penal Brasileiro, então não é crime. Por exemplo, o suicídio ou a tentativa de suicídio, tanto um como o outro não é crime (ver Artigo 122 do C.P.). Portanto, assim como a nossa lei define o que é crime, a Lei de Moisés diz o que é pecado, e é pecado fazer qualquer tipo de “MARCA” em nosso corpo; então vejamos: "Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; NEM FAREIS MARCA ALGUMA SOBRE VÓS. Eu sou o Senhor" (Levítico 19:28). Na Concordância de Strong - 7085 – “marca” – qaaqa – significa: uma incisão, impressão, tatuagem.
A pergunta principal é: Como quem você – que se diz cristão – quer se parecer? Como um filho de Deus, ou como se parecem os filhos deste mundo?...
Romanos 6:14,15,16. Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça. Pois que? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum. Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?
Romanos 7:5. Porque, quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, que são pela lei; operavam em nossos membros para darem fruto para a morte.
Romanos 8:6-10. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça.
CONCLUSÃO:
1 Coríntios 10:1-12. Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar. E todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar, E todos comeram de uma mesma comida espiritual, E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo. Mas Deus não se agradou da maior parte deles, por isso foram prostrados no deserto. E estas coisas foram-nos feitas em figura, para que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram. Não vos façais, pois, idólatras, como alguns deles, conforme está escrito: O povo assentou-se a comer e a beber, e levantou-se para folgar. E não nos forniquemos, como alguns deles fizeram; e caíram num dia vinte e três mil. E não tentemos a Cristo, como alguns deles também tentaram, e pereceram pelas serpentes. E não murmureis, como também alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor. Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos. Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia.
1 Coríntios 10:19-24. Mas que digo? Que o ídolo é alguma coisa? Ou que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios. Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios. Ou irritaremos o Senhor? Somos nós mais fortes do que ele? Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam. Ninguém busque o proveito próprio; antes cada um o que é de outrem.
1 Coríntios 10:31,32. Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus. Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus.
1 Coríntios 11:31,32. Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.
Levítico 20:23. E não andeis nos costumes das
nações que eu expulso de diante de vós, porque fizeram todas estas
coisas; portanto fui enfadado deles.
1 Coríntios 11:16. Mas, se alguém quiser ser
contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus.
L. M. S.